Os blogs como a extensão da politica
No recentemente inaugurado Desejo Casar, Nuno Costa Santos, (que agora já tem um blog, apesar de se anunciar como um mirone da blogosfera), refere a competição de exibicionismo político que, em alguns blogs, parece dominar os textos. Tanto à esquerda, como à direita, por todos os quadrantes políticos se alastra esta estranha obsessão de "gritar as suas posições políticas ao mundo", refere ele, e cheio de razão. Pergunto eu, no entanto, será que é só nos blogs que vemos esse fenómeno surgir? Será que quando vemos as divisões entre PCP e Bloco de Esquerda, no 10 de Junho e na sequência do Fórum Social Português, não assistimos a qualquer coisa como:
- E no canto esquerdo, Carlos "O animal" Carvalhas, pesando 80 quilos e vestindo um fato Armani cinza, com Karl Marx debaixo do braço;
- E no canto direito (ouvem-se protestos porque o treinador Miguel Portas queria que o seu lutador fosse para o canto esquerdo), Francisco "O terror" Louçã, pesando 84 quilos, vestindo trajes do proletariado oprimido e com um livro de Trotski à cabeceira.
Ding!
Quanto à direita, é só trocar "O animal" e "O terror" pelos lutadores Paulo "das feiras" Portas e Santana "VIP" Lopes, e o efeito acaba por ser semelhante.
No fundo, cada vez menos ideias, cada vez mais clichés...nos blogs como na política! Modernices!