domingo, junho 15, 2003

Uma esplanada...Sol...mar...cerveja e um português bruto

Ontem fui beber café, ao finalzinho da tarde, a um dos meus lugares preferidos, um cafezinho modesto mas com uma vista incrível ali para as Azenhas do Mar, concelho de Sintra. Boa companhia, uma bela duma imperial, Sol, uma gatinha linda com um mês de idade que tínhamos ido buscar para a sua nova dona, boa conversa, enfim, um bom Sábado. Descontraí­do, relaxado, agradável. Tudo para se estar ali na maior das inércias que se possa imaginar.
Mas eis que entra em cena, o belo do português bruto.
Explicando: o senhor, e uso a palavra senhor no mais largo significado possível, foi, tal como nós beber um café com a esposa e amigos. Além do tom de voz, vários decibéis acima do resto das pessoas presentes na esplanada, começa a implicar com a empregada (atenciosa e simpática, por sinal) porque o pagamento era feito ao balcão e não na mesa. Não sendo a 1ª vez que o tal senhor deveria provocar discussão no estabelecimento, a empregada avisou-o de que não podia fazer o pagamento e receber o troco à mesa. Regras da casa que o senhor, diga-se, já parecia conhecer.
Conclusão: O senhor foi levantando o tom, com palavras como estúpidos, espelunca, incompetentes e por aí adiante... A empregada acabou por lhe levar o troco à mesa, com um "Muito obrigado, boa tarde". O senhor calou-se, pensam? Oh, mas quão errados estão! Claro que não. Depois disso vangloriou-se, repetindo 10 vezes (contadas) a seguinte frase: "Eu pago à mesa, quero o troco à mesa, mas quem é que esta gente pensa que é. São todos estúpidos". Além disso, acusou as pessoas de serem chulos por não reclamarem como ele, o arauto da justiça naquela espelunca (palavra do senhor que, pelos vistos, gosta de levar a mulher e os amigos a beber café, num Sábado à tarde, a uma espelunca onde é mal atendido por estúpidos e onde os outros clientes são chulos). Das duas uma, ou o senhor é particularmente masoquista ou não tem sexo vai p'ra três-quinze dias. Ou as duas coisas! Haja paciência com gente assim. A única parte boa é que foi o momento de humor da tarde! É sempre bom ouvir um bruto a fazer figura de urso!