sexta-feira, junho 27, 2003

Carta aberta a P

Caro P, antes de mais parabéns pelo nascimento do seu segundo filho. Vivem-se certamente momentos de enorme felicidade em sua casa. Peço-lhe, por isso, humildes desculpas pelo incómodo provocado pela aragem a mofo que este pequenino blog lhe fez chegar ao nariz. Lamento também ter-lhe interrompido a leitura do tal livro sobre génios. E lamento, principalmente, informá-lo que o "desblogueadordeconversas (ou qualquer coisa do género)", por exemplo, é composto por pessoas com idades compreendidas entre os 22 e os 42 anos (longe vão os bons tempos em que a mãezinha ia connosco ao médico, é pena, adorava que tivesse razão).

Falamos de tudo e mais alguma coisa sem propriedade, diz você e com razão. Mas, caro P, não será essa a essência de um blog, e mesmo a pedra basilar da democracia? Decerto que o senhor P não pensa que as opiniões devem estar reservadas a quem lê livros com mais de 100 páginas e sem desenhos, ou pensa?

Também tem razão, quando afirma que o tom dos nossos posts é insuportável, graças à enorme falta de talento de que sofremos. Já o senhor P não pode ser acusado do mesmo, tal o talento que destila nos seus textos.

Aliás, só para citar um exemplo, o post em que propõe a alteração da toponí­mia das ruas das nossas cidades para coisas como Avenida Mário Soares, é um tema em que o seu talento e imaginação flúem de tal maneira que não fui capaz de parar de rir, acredite, não fui mesmo capaz de parar de rir. Já agora, uma ruazinha numa qualquer cidade do Huambo com o nome Rua Dr. João Soares, parece-lhe bem? E para ficar contente, a rua onde moro chamava-se Rua F, agora chama-se Camilo Castelo Branco. E aqui perto, havia mesmo uma rua P, decerto em sua homenagem. Parabéns!

Já agora, e como o senhor P adora palavras que não existem em português, como egocentrado, por exemplo, digo-lhe uma que só existe (pelo menos até onde a minha ignorância permite alcançar) no nosso idioma: Pachorra, senhor P, pachorra.

Pachorra: termo português que indica lentidão, despreocupação; fleuma; paciência; indolência. (in Dicionário Universal de Língua Portuguesa Online).