domingo, junho 15, 2003

Desculpe, sô Dr. Mário Soares, importa-se de repetir?

O senhor Doutor Mário Soares, essa grande figura da democracia portuguesa, o homem que nos livrou dos comunistas, o herói que levou nas trombas na Marinha Grande porque deu jeito para 10 anos de presidência "isenta" e conciliadora, referiu-se (finalmente) ao escândalo da rede de pedofilia (aparentemente) organizada de que se fala no seu país desde há uns meses a esta parte. O título da notícia é por si só assustador: "Provas insuficientes:"
Mas o texto, esse então, é brilhante. Senão, reparem. Então o que disse o Senhor Doutor Mário Soares, amigo de Carlos Melancia, pai do senhor Doutor João Soares que "caiu" em Angola com um avião sobrelotado de....ar?
Ora, este verdadeiro rei sem trono do Portugal pós-25 de Abril brinda-nos com as seguintes palavras:

"Julgo que não há provas suficientes contra os acusados, vamos para o processo no tribunal, com debates, interrogatórios, os advogados de defesa vão insistir na insuficiência de provas, eles provavelmente não serão condenados."
"A magistratura e a justiça do nosso país vão sair muito mal, o que será muito grave."
"Quando os olharem na rua, as pessoas vão achá-los sempre culpados."

Portanto o excelentí­ssimo rei das carapaças de tartaruga sabe de coisas que nós não sabemos, deita-se a adivinhar o que acontecerá nos julgamentos e nos pós-julgamentos, e finalmente passa a mão conciliadora pelos pobres acusados que terão que viver sobre um estigma de culpabilidade o resto das suas vidas (Paulo Pedroso certamente agradecerá as sábias palavras do mestre). Mas, será que esta gente não ganha vergonha? Senhor Doutor Mário Soares, a parte boa de vivermos numa democracia é essa. Deixe os tribunais, os juí­zes e a polí­cia cumprirem o seu dever e cale-se homem. Isto não é só para você. Mas não diga mais disparates! Já devia ter deixado de mandar bitaites há uns bons 15, 20 anos. Ah, e não se preocupe, parece que o seu filho, neste escândalo, não está envolvido. Suspire de alí­vio, são tão poucos os escândalos em Portugal em que o seu nome de família não apareça envolvido!