quarta-feira, junho 25, 2003

Um Paí­s muito especial

Pois é. Claro que estou a falar de Portugal. Que outro podia ser?

Ontem ao ver o Telejornal da RTP1, vi imagens que mais uma vez provam, se tal fosse necessário, que o nosso paí­s tem muitas coisas más, mas também tem algumas boas. E que se calhar já não conseguimos viver sem elas.

Refiro-me ao passeio que Jorge Sampaio, o mais alto representante do nosso Estado, deu pelo S. João do Porto. E refiro-me ao facto do mais comum dos mortais, que vive à beira-mar plantado, poder dar uma VALENTE MARTELADA NA CAROLA DO NOSSO DIGNÍSSIMO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, sem que apareçam logo 30 seguranças a caí­rem-nos em cima, nem a sermos presos e condenados por tentativa de assassinato. Isto é o sonho que qualquer pessoa. Como eu adoro estas coisas. Como eu gostava de dar umas marteladas em tantas e tantas pessoas...

Digam-me lá em quantos paí­ses, ditos do 1º mundo, um cidadão pode dar uma martelada na Carola do Presidente e receber em troca um sorriso e um aperto de mão? Estão a ver a Rainha Isabel II a fazer uma coisa dessas? E o George W. Bush? E o Imperador Hirohito? Talvez só nos tempos de Bor-ips Ieltsin, os Russos poderiam ambicionar a tal desiderato, mas aí estariam a martelar numa pessoa que não estava sóbria, o que não tem o mesmo valor e se calhar a resposta dele seria um soco...

Enfim, apesar das ditas figuras públicas, por vezes se queixarem de verem a sua vida privada invadida, em mais nenhum paí­s eu consigo imaginar essas pessoas a andarem nas ruas, como andam no nosso paí­s. Completamente à vontade, sem serem atropeladas por quem os conhece. Quanto muito lá terão que ouvir um cochicho ou uma frase mais infeliz ou injusta de vez em quando, mas por outro lado podem sempre levar com uma MARTELADA NA CAROLA, que até sabe bem...