Manifestações Cicciolina
Sempre fui um fã desta coisa das manifestações 'espontâneas' preparadas ao pormenor. Portanto, vamos reclamar de qualquer coisa, mas têm que fazer exactamente como os organizadores querem, para parecer muito espontâneo e livre, ok? Fui dar com o seguinte texto de uns senhores dum tal Fórum Social Português, que vão fazer uma dessas manifestações no dia 10 de Junho, em Lisboa. A certa altura, reza assim: "A Manifestação que se pretende dinâmica, reivindicativa e alegre será também um momento alto de confraternização, solidariedade e confiança...". Que se pretende dinâmica? Que se pretende reivindicativa? Que se pretende alegre? Então, reivindicamos ou estamos alegres? Ele há com cada um! Por acaso há manifestações em que não se reivindique alguma coisa?
Mas continua...basicamente pede a paz e a retirada das tropas "...particularmente os Estados Unidos e a Inglaterra" dos "territórios ocupados". Eh pá, olha que surpresa, ninguém diria...claro que a Coreia do Norte, a China e outros modelos de democracias justas e puras nunca poderão sofrer destes males. Ah, e esqueceram-se de Israel (talvez a mais óbvia). A rectificar!
Apela ainda "PELOS DIREITOS, por todos os direitos e por novos direitos, nomeadamente sociais, humanitários, económicos, políticos e culturais, garantia de progresso efectivo e desenvolvimento pela equidade, recusando todas as discriminações e exclusões, entre outras o sexismo, o racismo, a homofobia e a xenofobia". A frase é quase tão comprida como usada, banal e vazia.
Ainda, "POR UMA NOVA ORDEM INTERNACIONAL, justa e equilibrada, que recuse a política neoliberal, responsável pelo aumento das injustiças e desigualdades, que distribua a riqueza e não a concentre, que desenvolva e não condene os povos à pobreza, que produza riqueza e recuse a especulação financeira, que progrida respeitando o ambiente e a terra, nosso património comum essencial, num relacionamento de dignidade, entre iguais, em todo o mundo"...hum, onde está esta nova ordem, ahhhhhhhhh, já sei. Cuba! É isso, Fidel para todos!
Termina com "Apela-se, pois, a todas as organizações, pessoas e movimentos sociais para que participem activamente nesta Manifestação aberta a todos e para todas" Eu propunha mesmo chamar-se a este tipo de manifestação a "Manifestação Cicciolina".
E depois entende-se o porquê deste texto soar tanto a uma K7 velhinha, velhinha, velhinha! Foi escrito, pasmem-se, na Cova da Piedade, o plenário teve lugar na SFUAP (Sociedade Filarmónica União Musical da Piedade). Deve ter terminado com o clássico "Avante Camarada, Camarada, Avante" e incluído um workshop sobre "Como negar sempre os erros cometidos pelo Comunismo por esse mundo fora e colocar as culpas nos porcos capitalistas em 5 simples frases - por Odete Santos". O que vale é que ainda há esquerda decente, mas não é esta, garanto-vos!