sexta-feira, janeiro 09, 2015

Andamos a ajudar quem?

Vejo frequentemente pedidos de doações de roupas e outros objectos para pessoas necessitadas. Neste pedidos aparece sempre a expressão "em bom estado" (por vezes em letra maiúscula para nós, que vamos doar, não termos a desculpa de não ter visto). Ora, eu não doo roupa em bom estado pelo simples facto que essa eu uso. Não doo porque não tenho dinheiro para estar sempre na moda e uso a minha roupa, independente de modas, até ficar em mau estado, porque tenho outras prioridades para o meu dinheiro muito mais importantes, para mim, do que ter um guarda-roupa novo.

A ideia com que fico é que esses pedidos não são feitos para pessoas necessitadas (quem está necessitado usa uma camisola com uns remendos), os pedidos são para pessoas como eu e muitos dos que agora estão a ler isto. Pessoas que não têm dinheiro a mais para gastar mas que conseguem manter um guarda-roupa, fora de moda, mas que serve para o que a roupa deve servir - para nos manter aquecidos e decentes. Porque pessoas que não conseguem manter um guarda-roupa em bom estado estão, francamente, a borrifar-se para os remendos na roupa, para roupa desbotada ou até para um ou outro buraco. Querem é estar aquecidos e decentes.
A minha pergunta quando vejo isto é: e aqueles que não conseguem manter a roupa em bom estado, e aqueles que só querem mesmo um casaco para se aquecer, não interessa se tem um buraco, quem os ajuda?

Sem comentários: