sábado, junho 14, 2003

Vitórias para a música

Na quinta-feira passada, dia 5, foi lançado o mais recente trabalho dos Metallica, St. Anger. Nesse mesmo dia me dirigi eu a uma loja com um amigo, que ia comprar o álbum e após ouvir um pouco resolvi comprá-lo também, não resisti. Acontece que ao pegar no cd não pude deixar de me lembrar do MTV Icon deste ano que foi precisamente dedicado aos Metallica, e muito bem a meu ver, e de me lembrar que na parte inicial do programa começaram por falar das dificuldades do grupo nos últimos anos com a saída de um dos seus membros, o baixo Jason Newsted, e com a desintoxicação de James Hetfield. E foi precisamente esta última parte de que mais me lembrei: a desintoxicação de James Hetfield, e ao lembrar-me de tal a ouvir o cd senti uma enorme satisfação por ver que o vocalista de uma das minhas bandas favoritas se encontra em excelente forma, com a mesma voz poderosa de sempre, e a fazer muito boa música.

Pouco depois nessa mesma loja ao pesquisar as novidades encontrei o 1º cd a solo de Dave Gahan, o vocalista dos Depeche Mode, e estabeleci uma ligação imediata com o que tinha pensado ao pegar no St. Anger porque também Dave Gahan passou por um processo de desintoxicação há anos atrás, voltando os Depeche Mode em 2001, e novamente me senti satisfeito por ver que boa música continua a ser feita por Dave Gahan que deu voz a músicas que ainda hoje me marcam, como "Enjoy the silence".

Lembrei-me de escrever isto sobre a vitória destes músicos que tanto prezo sobre o álcool, no caso de Hetfield, e sobre as drogas, no caso de Gahan, ontem enquanto ouvia, precisamente, o St. Anger dos Metallica. E realmente escrevi, mas isto foi-se abaixo não sei porquê, de qualquer maneira a inspiração fornecida pela música não foi menor hoje ao som da minha favorita, que também se deparou com problemas com drogas em tempos, os Aerosmith e que passados mais de 10 anos de deixarem as drogas continuam a fazer excelente música, há mesmo quem diga que cada vez melhor, e cujos álbuns em que se encontram já sóbrios são a meu ver e a ver de mais uns quantos fãs superiores aos anteriores. Estas vitórias destes músicos magníficos e que são também vitórias para a música.