quinta-feira, junho 12, 2003

Matrix reloaded

Finalmente consegui ir ver a sequela de um dos filmes que mais me marcou nos últimos anos. Fui quase a medo, tal a quantidade de pessoas que me disseram não ter gostado do Matrix reloaded, mas fui. Tinha que ver, para tirar teimas!
E o curioso é que gostei do filme. Gostei mesmo, e só lhe tenho a apontar 2 defeitos, a extensão das sequências de acção e o facto de, por assim dizer, não terminar. Na realidade, parece-me um pouco de crueldade fazer-nos pagar um bilhete de cinema para depois sermos quase obrigados a voltar, uns meses depois, para ver como acaba a história. Enfim, modernices com as quais não concordo. Por outro lado, tudo bem que construíram um troço de auto-estrada de propósito para o filme mas...15 minutos de perseguição automóvel, por muito bem filmada que esteja, apesar daquela incrível banda sonora por trás e da parafernália de efeitos especiais verdadeiramente assustadora, ao fim de algum tempo torna-se meio entediante.
No entanto parece-me que o problema maior de Matrix Reloaded é precisamente o 1º filme - o próprio Matrix. É que, enquanto este nos apanhou completamente de surpresa, apresentando-nos a um universo novo e extremamente rico, o 2º filme da série tem uma tarefa bem mais complicada, que é a de apanhar o fio da meada à história, enriquece-la e ainda para mais, prepará-la para um 3º filme. Tendo em conta isso, acho que essa tarefa foi conseguida, com aqueles dois reparos que fiz, mas foi conseguida. Mas eu nem sou crítico de cinema, por isso, só posso dizer...eu gostei!