quinta-feira, junho 12, 2003

Sing me something new

Muitos de vós já ouviram, quase de certeza, o single «Someone that cannot love» deste primeiro trabalho a solo de David Fonseca. Se gostam desta música gostarão, quase de certeza, de todo o álbum. Não que as músicas sejam todas "iguais", mas são todas excelentes.
Este foi dos primeiros discos que me fascinaram logo à primeira audição, o que me fez querer logo tê-lo. Começa com a fantástica «The 80's» que, não sendo uma música dos anos oitenta, consegue transmitir o espírito dessa, já mí­tica, década. A quem passou a sua juventude durante esses anos, esta música dirá muito e, com certeza, animará. Segue-se o «Someone that cannot love». E quem já não passou por isso na vida? Amar sem ser amado, ser amado sem conseguir amar, todos nós já sentimos uma ou ambas as emoções. Por isso esta música aplica-se e pode ser sentida por todos. «Playing bowies with me»; «So you want to save the world», que nos fala do espí­rito jovem de quem quer salvar o mundo, de quem acredita que o consegue fazer. «You make me believe» - quando se acredita e se confia em alguém a quem não conseguimos dizer tudo mas que nos faz acreditar em nós próprios. «You and I (letter to S.)» - Com esta música, somos invadidos por um ambiente familiar. Começamos por ouvir o som de uma máquina de escrever, e depois por uma melodia muito simples que nos faz sonhar e nos coloca um sorriso na cara. «Haunted home», talvez a minha favorita. É a história de alguém que não se deixa descobrir mas que necessita que o descubram. Alguém que quer «abrir a porta» de uma «casa assombrada» que nada mais é do que o seu «sitio» de memórias que precisa de arrumar. Fala do medo de deixar alguém entrar, mas da confiança de abrir aquela porta e deixar-se acompanhar nessa árdua tarefa que é afastar os fantasmas para sempre, limpar e reconstruir aquela «casa assombrada». «Summer will bring you over» - esperança. «Now that I am you»; «Revolution» - absolutamente revolucionária. «In love with yourself»; «Do you really believe that love?»; «Sing me something new»; e por fim outra das que eu prefiro «My sunshine and my rain» que fala de medos e de defesas, de pensamentos escondidos e de como não se vão revelar. Explica como as pessoas não são tão simples como por vezes aparentam.

De acordo com o próprio David Fonseca, estas músicas não foram pensadas para serem editadas. No entanto foram-no e ainda bem. Revelam muito sentimento e muita pureza e, acima de tudo, um extraordinário talento deste grande músico da actualidade portuguesa.