quarta-feira, outubro 12, 2005

Domingo, 9 de Outubro de 2005
Vale de Coelha, Concelho de Almeida, Distrito da Guarda
7:45 da manhã


Primeiro as eleições, depois há caracolada e febras para assar...Já faz frio por estas bandas e o povo começa a reunir-se junto da Casa de Pasto, a única existente num raio de 10 Kms.
É dia de grande azáfama, na vida das gentes que habitam os inóspitos montes que se avistam em todas as direcções. Não serão mais de 80 aqueles que ainda por aqui sobrevivem. Resistiram ao frio e à tentação da França e nestes dias todos procuram nos seus baús, roupas de um passado longínquo, com muito mais brilho e vigor. Chegam a pé ou de bicicleta a pedal, com o cão, sozinhos ou aos pares e vão entrando porta dentro, saudando uns e virando a cara a outros. Somente o João Queiroz, moço de fortuna há muito feita, que se refugiou nestas bandas, diz-se para curar mal de amor, aparece no seu belo Renault 4 branco. É o único automóvel que se vê durante dias a fio, por aquelas bandas. Não que não tivesse dinheiro para outro, mas este é de estimação e está divorciado da oficina, faz mais de uma década.

Carlos Calhau, 72 anos, proprietário do "Continente de Vale da Coelha", como um grupo de jovens lisboetas, de passagem, designou uma vez o seu estabelecimento comercial, e que acumula a gerência do estaminé com o cargo de Presidente da Junta de Freguesia de Vale da Coelha, espera pelas 8:00 em ponto, e começa a falar:

- Hum... ora vamos lá ver...40...41...43 pessoas. Pois muito bem! Ora então muito bom dia a todos, caros amigos! Estamos mais uma v...
- Amigos, calma aí, Xõr Presidente! Quanto muito usa Cidadãos ou Cidadões ou lá como se diz! Sabes muito bem que tu, maldito Carlos Calhau, ainda me deves metade daquele porco preto que o teu bisavô nunca pagou ao meu avô Chico!
- Ó pelamordedeus! Ainda essa conversa, ó Zé Peixeiro? Já te disse uma série de vezes que isso são coisas do passado e que devem...
- Coisas do passado, mas que ainda hoje em dia influem em muita coisa. Por alguma razão és tu o Presidente da Junta há mais de 20 anos, e eu contínuo a não sair da cepa-torta. Seu capitalista duma figa! Foi o dinheiro desse porco que deve ter dad...
- Deve ter dado para nada! Mesmo que vocês tivessem ficado com ele, há muitos e muitos anos que já tinha sido gasto onde não devia!
- O que é que estás a insinuar?! Hein?!
- Nada, nada. Bom, adiante. Caros Cidad... Caros Cidadã... Bom, malta, como sabem, hoje é dia de eleger o Presidente da Junta e vamos mas é lá tratar disto rapidamente, que não temos tempo a perder. Como vem sendo hábito, ninguém apresentou nenhuma candidatura, pelo que temos que fazer a eleição toda antes das 9 da manhã, senão depois quem quer ir à missa não tem tempo de chegar à igreja, e quem tem afazeres no campo começa depois a não ter muita luz do Sol. Quem é que se candidata?

- Eu! Eu!!!!

- Tu? Ó Manel Parafuso. Quantas vezes é que te temos de dizer que é preciso saber contar até 10, em menos de 20 segundos, para te poderes candidatar?
- Mas eu desta vez já consigo! Juro que já consigo!
- Sim? Então vamos lá a ver.
- Ora bem! Hum... Ahhãm... Ora bem. Já está a contar?
- Sim...
- Um, dois, três, quatro...quatro...
- Que é isso? Tirar papéis do bolso não vale!
- Onde é que isso está escrito?
- ...
- Cinco, seis, se... quem é que me pode dizer que letra é esta?... Um "tê"? Obrigado! Ora, onde é que eu ia? Ah, muito bem! Seis, sete, oito, nove e... dez! Hein, que tal?
- Está certo, mas tenho as minhas dúvidas que o uso de auxiliares de memória seja uma coisa válida.
- Não interessa. Desta vez vou concorrer e mais nada!
- Pois muito bem. E mais? Mais alguém concorre?
- Então e tu?
- Eu desta vez não vou concorrer. Não estou para estar sempre a ouvir a malta a queixar-se que detenho poder a mais.
- Tens nada, pá! Ganha juízo. Isso é conversa de invejosos!
- Invejosos, uma porra! Os ladrões ficam com tudo, é o que é! A fortuna dele, vem toda ainda daquela metade de porco que o bisavô dele não pagou ao meu avô! É o que é! E depois da Junta, vejam lá bem o que este tipo tem. Ele é a mercearia. A taberna. Os correios. O telefone. A agência do Totoloto. Ele é que traz os jornais e os medicamentos. Até o médico, quando cá vem, dá consultas na casa dele! E depois quer que a gente acredite que faz isto para ajudar a terra! O dinheiro que ele deve ter em contas secretas na Suíça! Os outros é que tinham razão! Ele e o Belmiro devem andar em compita! Faço id...
- Estão a ver o que eu digo? É por estas conversas, como a do Zé Peixeiro, que eu não quero concorrer!
- Pois, agora que já encheste os bolsos com o suor do nosso trabalho é que te vais embora, não é?! Faço ideia os buracos que deve haver nas contas da Junta! Capitalista! Xupista!
- Por acaso a Junta tem até dinheiro de sobra e até queria saber qual...
- Dinheiro de sobra...pfff. Mentiroso! Ladrão! Vígaro!
- Ó Zé! Se tens dúvidas, porque é que não concorres e depois logo vês se eu falo a verdade ou não!
- É que nem é tarde nem é cedo. Eu sou concorrente!
- E mais? Mais alguém quer concorrer?
- Bom...Então se tu não concorres, eu concorro!
- Calma, eu não concorro, mas indico um sucessor à altura! Anda cá filho! Como sabem, este é o meu Quim Zé, que andou a trabalhar muitos anos na Guarda, e que foi desped...que decidiu abraçar a política, para meu grande orgulho! E é nele que eu confio!
- Buuuuu! Palhaço! Isto mais parece uma monarquia! Cambada do caraças!
- Ó Zé, vamos lá a ver se... tem mas é lá calma, que a campanha eleitoral, só começa lá por volta das 8:20 e aí podes dizer o que muito bem entenderes! Mais alguém?
- Porque é que ali o "Doutor" Queiroz não concorre?
- Sim, esse é que era. Uma pessoa com estudos! Não é uma besta como tu, ó seu ladrão duma figa! Tu e os teus são todos uns exploradores! A querer viver às custas do suor dos pobres campon...
- Calma aí ó Zé Peixeiro. Queres levar já aqui um murro? Diga lá de sua justiça, ó "Doutor"!
- Agradeço muito essa sugestão, mas eu não tenho queda para a política! Aliás, gostaria de saber se posso votar já, que eu tenho umas coisas para fazer lá em casa...
- Votar já? Então mas ainda não se sabe quem são os candidatos. Como é que quer votar já?
- Ah, é que eu voto sempre em branco, está a ver...
- Cale-se homem! Então mas não sabe que a intenção de voto não pode ser revelada na assembleia de voto?
- Sei, mas sabe como é. Estou cheio de pressa!
- Bom, então muito bem, passe ali para a mercearia e trate lá de tudo com a minha Ermelinda!
- Muito obrigado!
- Bom, temos então o meu filho, o Zé Peixeiro e o Manuel Parafuso. Mais alguém?
- Bom, assim sendo, eu para não deixar que isto seja uma eleição da treta, vou também concorrer, em nome dos Leitões!
- Sim?! Pois muito bem! Mais alguém? .... Não?.... Pois muito bem. Vamos lá então atribuir os partidos aqui aos concorrentes!
- Eu quero o PPD! Eu quero o PPD! Que são os que ganham sempre!
- Tu queres o PPD?! Nem penses nisso, ó Manel. O PPD foi sempre o partido pelo qual eu concorri, e fica desde já atribuído ao meu filho! Qual é que tu queres então?
- Quais é que existem?
- Tens aqui mais 3 opções. Nos boletins que encomendámos, vem aqui o PS, o CDS/PP e o PCP/PEV!
- Ora bem, então fico com o último!
- Pois muit...
- Eh, calma aí! O PCP/PEV é para mim! Eu, José Manuel Peixeiro, sou o digno representante das classes operár...
- Fica para ti porquê? O Manel Parafuso já escolheu esse!
- Sim, mas e porque é que ele tem de escolher antes de mim?
- Ora, porque foi candidato antes de ti, por exemplo. Agora queres qual dos outros dois?
- Ou me dão o PCP/PEV ou então já não quero concorrer. Onde é que já se viu uma coisa destas. Eu, a concorrer por outro partido que não o PCP/PEV! Quanto muito podia concorrer pelo BE ou pelo PCTP/MRPP... Esses ESTÃO disponíveis?
- Não, não estão! Aqui nos boletins agora só estão disponíveis o PS e o CDS/PP. Ora então e tu, ó Zé Leitão?! Que partido queres?
- Olha para mim, pode ser o PS!
- Pois muito bem. Como é que é, ó Zé Peixeiro, ficas com o CDS ou não?
- ... (humpf)...
- É pegar ou largar!
- Fico, mas contrariado. E aviso desde já que sou capaz de impugnar isto tudo. Quero desde já lavrar um protesto! Ah, quando eu ganhar isto é que vão ver como elas mordem. Sete votos, os da minha Maria e dos meus 5 filhos, já cá cantam! Onde é que já se viu uma co...
- Tu vais mas é lavrar lá as tuas terras e é se queres! Muito bem. Têm então agora 20 minutos para fazer campanha. Não demorem muito mais tempo, que temos todos muito que fazer! Entretanto eu vou estar ali na mesa de voto, que também serve de secretária da Junta, para resolver o que for preciso, mas não quero que me chateiem hoje com licenças de motorizadas, se faz favor! Volto a lembrar os candidatos - o meu filho concorre pelo PPD/PSD, ali o Zé Leitão pelo PS, o Manuel Parafuso pelo PCP/PEV e o Zé Peixeiro pelo CDS/PP.
- Qual é que é mesmo o meu partido?
- Então não te disseram já que é o PCP/PEV, Manel?
- Ah, pois é. É esse mesmo. Que símbolo tem?
- É um que tem uma foice e um martelo, Manel? Ao menos vê lá se fixas qual é o teu partido, pá!
- Que é uma foice? E que é que eu tenho que meter no papel? É uma cruz onde?
- OH PELAMO...

Resultados aqui (escolher a Freguesia de Vale de Coelha)

Sem comentários: