quarta-feira, outubro 26, 2005

Quê?!

Há muitas coisas neste país que eu não suporto de todo. Tento conviver com elas o melhor que posso, mas irritam-me de sobremaneira. Uma delas é o "Nacional-Desenrascanço", essa modalidade praticado de Norte a Sul, por milhares e milhares de portugueses e que consiste na ávida procura de soluções "geniais" e/ou milagrosas, para resolver aquilo que não foi planeado a tempo e horas, ou a justificar o injustificável.

Como se já não bastasse o pequeno acidente de viação que tive hoje de manhã, pelas 8:40, tinha que me "sair na rifa" um profícuo praticante deste desporto. Eis uma tentativa de reconstituição do diálogo subsequente:

("Praticante do desporto") - É pá, então não me viu?
(A minha humilde pessoa)- Eu? Sei lá, onde é que você estava?
- Eu estava aqui parado...
- Parado? Impossível! Então eu venho aqui a subir isto, desvio-me aqui para a esquerda para não embater naquele carro que está ali estacionado. Como é que você pode estar aí parado?
- Estando, ora essa!
- Peço imensa desculpa mas nem o vi. De onde é que você vem?
- Não venho de lado nenhum. Estou aqui parado.
- Parado?! Mas parado como? Estacionado?...
- Nada disso! Estou aqui parado a ver se posso entrar nessa rua.
- Peço desculpa, mas isso não pode ser! Eu não venho a dormir e garanto que não o vi! Você deve ter chegado ao cruzamento na precisa altura em que eu estou a passar.
- Então não viu? Você até se desviou para a faixa contrária para não me bater!
- ...para não lhe bater?! Desviei-me porque aquele carro, que está ali à frente, me obriga a tal...
- Bom, não interessa! Como é que vamos resolver isto?
- ...não sei...Que é que sugere?
- Eu acho que o senhor é culpado!
- Eu?! Então mas vamos lá a ver uma coisa! O senhor está aqui a ocupar esta faixa de rodagem toda com a frente do seu carro e até tem ali um sinal de "aproximação de estrada com prioridade" e eu é que...
- Pois, mas isso é porque se não o fizer não consigo entrar nesta rua, devido ao facto daquele carro que está ali estacionado, não me permitir ter visibil...
- Lá está. Só me está a dar razão! É por isso é que eu tive que entrar na faixa de rodagem contrária! Percebe?
- E quanto ao sinal esqueça!
- Esqueço o quê?
- O sinal...
- Esqueço o sinal?
- Sim, esqueça o sinal! Não está registrado na Câmara é como se não existisse! Se formos a ver a coisa bem a fundo, eu venho da direita e tenho prioridade.
- ???
- Sim! Não viu uma reportagem que deu na SIC um dia destes?
- ???
- Não faça essa cara de espanto! Os sinais de trânsito só são validos, quando têm ali atrás um número de registro na Câmara Municipal e este não tem.
- Quê?

Sem comentários: