domingo, janeiro 04, 2015

Sócrates e a violação da lei que assinou

Sócrates é perigoso. Sempre o disse e reafirmo. Cheio de si é-lhe impossível imaginar que o mundo não gira à sua volta e que não é idolatrado por tudo e todos.
Ser preso, da forma como foi, é algo que lhe é doloroso (convenhamos que seria para qualquer pessoa, mesmo para alguém "não cheio de si").
Sócrates, e os seu amigos (com Soares à liderança), acusam tudo e todos de violação de segredo de justiça. Primeiro por causa da imagem de um carro, com alguma presa, a sair do aeroporto e depois por tudo o que se tem escrito nos jornais sobre aquilo de que é acusado. Ora aquilo de que é acusado foi-nos revelado por uma senhora com um ar normal, bem composta, que leu umas linhas à porta do tribunal. Ora Sócrates é um ex-primeiro ministro e é natural que aquilo de que é acusado encha jornais, revistas e reportagens, ora quase tudo o que tem agora sido escrito também o foi antes, durante anos e anos, por canais de televisão que ele passou a odiar,  jornais e jornalistas que ele tentou calar. Aquilo de que é acusado não é novo para os ouvidos de quem esteve atento e de quem se indignava pelo facto de tal personagem ser votada, uma segunda vez, pelos eleitores do país.
Tudo são especulações com tom de certeza porque só não percebe o enriquecimento ilícito quem não o quer ver.

Não me importo que Sócrates queira ter direito de resposta, quem se devia importar era ele mesmo, dado que a lei de segredo de justiça que o impede de o fazer foi ele mesmo que assinou.

Hoje Sócrates, o número 44, está preso. Mas tem os "amigos" do partido do seu lado e sabe, como sabemos todos, que se o PS voltar a ganhar as eleições ele está safo. Penso que seja a isso que se agarra para fazer o que faz, para continuar a fazer barulho e a exigir "direito de resposta", violando uma lei que ele mesmo assinou. Mas é perigoso. Sempre o achei e continuo a achar. Se o PS ganhar as próximas eleições que nos cuidemos todos, porque todo o perigo Socrático volta a "corroer" o país como fez nos 6 anos que ele governou. Se o PS perder as eleições (ou se o PS desistir dele antes que as perca - também pode acontecer) que se cuide o PS... não lhe auguro uma vida fácil.

Sem comentários: