segunda-feira, janeiro 05, 2015

As empresas não pagam impostos

Acabo de ler um excelente artigo no site do Instituto
Ludwig Von Mises, Portugal, do qual deixo apenas alguns, excertos. Vão ler na totalidade porque vale a pena:

As empresas não pagam impostos. Nem um cêntimo. Não é porque não queiram, mas porque não podem. Só as pessoas podem pagar impostos.

As empresas alocam o pagamento dos impostos, como qualquer outro custo geral, entre os seus clientes, funcionários e accionistas – pessoas reais – e todos sentirão os resultados de diferentes formas. 

Discutam o que quiserem sobre que parte dos custos gerais da empresa deveriam ser imputados a quem. Mas nós, as pessoas, pagamos a porção, até ao último cêntimo.

Mas devemos reconhecer que o IRC, de facto, passa no teste político. Faz com que aqueles que realmente pagam o imposto acreditem que o fardo recai sobre outrem. Isso é sempre útil. “Os lucros das empresas estão a aumentar, logo decidi aumentar o IRC” – soa a uma frase normal da retórica de um ministro das Finanças, não soa? “Sim, sim, façam essas empresas pagar”, surgem os gritos de apoio, “façam-nas financiar o dinheiro que falta para o Serviço Nacional de Saúde”. Infelizmente, pobres incultos manifestantes, não são essas empresas a pagar, não importa quão grandes, mas será você a pagar e nenhum grau de queixume o pode evitar. 

De acordo com o National Office for Statistics aqueles no quintil inferior de rendimento pagam entre 35% e 40% do seu rendimento em impostos. Essas pessoas estão próximas ou abaixo da linha de pobreza, lamentam-se os benfeitores de ambos os partidos. No entanto, tudo o que esses grandes senhores conseguem pensar fazer é aumentar impostos, que os seres humanos no quintil inferior terão que ajudar o governo a encontrar. 

Se as pessoas pudessem ser persuadidas de que são elas, e apenas elas – não as instituições e as empresas – que pagam o sistema até ao último cêntimo, talvez surgisse alguma sensatez. Mas só talvez.

Sem comentários: