sexta-feira, julho 01, 2005

Coisas úteis das sociedades ditas modernas (ou então não...)

Ora bem, eu estou aqui, depois viro ali à direita, desço um lance de escadas, depois mais duas vezes à direita, abro aquela porta e...que raio, porque é que o meu cabelo está a deitar tanto fumo e me cheia ao mesmo tempo a queimado?Hoje, após a minha hora de almoço (porque raio se chama hora de almoço, quando por vezes ela dura menos de 30 minutos e outras se prolonga por tempos infinitos?), tive que me deslocar ao edifício-sede duma companhia de seguros na capital e uma necessidade fisiológica obrigou-me a uma deslocação às instalações sanitárias. Não tendo nenhuma leitura à mão, e não tendo o referido local sido ainda vandalizado, com declarações de amor e frases filosóficas avulso, pus-me a olhar para o mapa de emergência - ou lá como se chama aquela treta - que devemos consultar em caso de necessidade - não aquela que eu estava a satisfazer, entenda-se.

Digam-me uma coisa, isto para o caso de eu estar, de novo, armado em parvo:

Para que serve aquilo? Imaginemos a seguinte situação: Estamos no 8º andar de um determinado prédio e ocorre um sismo de considerável grau de destruição (não percebo nada de escalas de Mercalli e Richter, pelo que nem me vou pôr a aventar valores). Que é que acontece após o seu término? Naturalmente, é o pânico generalizado. Pessoas feridas, com maior ou menor gravidade. Eventualmente vítimas mortais. Calculo que hajam muitos gritos de socorro. Gente em pânico absoluto. Desmaiados. Correrias desenfreadas para a rua. Sirenes, etc,etc. Ninguém vai à procura da porcaria do mapa na busca de extintores e saídas de emergência!

"Aiiiii, que me dói tudo!"
"Socorro, que isto está tudo a arder!"
"#$@£-$#! Vamos mas é dar à sola antes que esta %&$$# vá toda para o $#%&@£§!"

São frases destas que eu calculo que se ouçam. Não estou muito bem a ver como poderá aparecer alguém com algo do género:

"Calma, minha gente. Isto é preciso é calma. Eu vou só dar ali um pulinho num instante, para consultar no mapa de emergência deste andar, onde se encontram os extintores e de caminho também vejo qual é a forma mais rápida de chegarmos à próxima saída de emergência. Primeiro ainda vou tentar localizar-me espacialmente, que eu sou um tipo um pouco despassarado, mas estou certo que com um esforço, vou conseguir orientar-me e após o ter feito, venho logo de imediato dar-vos mais instruções. Aguardem o meu regresso e no entretanto, tentem permanecer o mais calmos possível!"

E mais. Conhecem alguém que alguma vez vos tenha dito algo como:

"É pá, sim senhor. Se não fosse o mapa de emergência, nem sabes o que me poderia ter acontecido! A esta hora estavas era no meu velório..."

Claro que não conhecem ninguém! Ninguém conhece uma pessoa sequer, a quem tenha feito falta um mapa de emergência. Essa é que é a grande verdade, meus amigos! Troquem o sismo, por uma outra situação semelhante - como por exemplo um incêndio - e vamos parar ao mesmo.

Para que raio se perde tempo com uma coisa daquelas, é que eu gostava de saber... É tudo muito bonito. Muitas setas vermelhas e quadrados verdes. Faz as instituições pensarem sobre determinados assuntos e tentar corrigi-los, mas por favor, não gastem dinheiro com a porcaria dos mapas, que ninguém liga àquilo!

Sem comentários: