quarta-feira, junho 29, 2005

Especial desBlogueador: Behind the music (guitar solos)

Yahhhh meu, toca aí um coche que eu vou ali atrás...mmm, retocar o cabelo...Esta é uma teoria que me acompanha faz anos e que resolvi partilhar com todos os leitores do desBlogueador de conversa. Peguem na música típica dos anos 60, aquele pop/rock levezinho do início de carreira dos Beatles e coisa do género. E pensem nisto, quantos solos de guitarra longos conhecem? E agora peguem na música a partir daí, do final dos anos 60 para a frente, e façam-se a mesma pergunta. É rara a música que não tenha um solo de guitarra com mais de meio minuto de duração? Porquê? Drogas...meus amigos, drogas! Estou convencido que o tempo exagerado que guitarristas (e não só) demoravam nos seus solos, destinava-se, apenas e só, a que os restantes membros da banda, em especial o vocalista, pudesse dedicar-se à mui nobre tarefa de enrolar o seu charrito, de snifar o seu material ou de espetar a agulhita no braço, podendo após o solo, voltar. Porque é que acham que o guitarrista se chegava sempre à frente do palco, indo o vocalista para a penumbra? Para quê aquela fumarada que acompanhava ambos os movimentos?

Sem comentários: