segunda-feira, junho 21, 2004

Os títulos da glória

Lá por fora, dizem eles...De acordo com o jornal El Mundo, a imprensa internacional elogia a actuação de Portugal face à Espanha, apesar de admitir que os jogadores portugueses tiveram «bastante sorte, mesmo tendo o domínio da bola».
Segundo o mesmo artigo, a imprensa alemã é uma das mais críticas. «A revista alemã Kicker considera a vitória de «afortunada dos sacrificados portugueses» enquanto a Espanha se afogou na sua própria ineficácia na hora de definir».

Para quem ainda não saiba, aqui ficam alguns dos títulos nacionais e internacionais referentes à vitória de Portugal conseguida ontem, no último jogo da primeira fase do Euro 2004.

«Adiós, España» - palavras utilizadas pelo jornal Bild, nas suas páginas desportivas.

«Triunfo com sorte» - é o título do "Der Tagesspiegel" referindo-se à classificação portuguesa e que aponta que, depois do golo sofrido, a Espanha «acordou» e provocou duas grandes ocasiões que não se converteram em golo devido ao poste e à barra.

O El Mundo declara ainda que a imprensa portuguesa destacou a «vitória da sua selecção», além de realçar que até os jornais económicos portugueses destacaram a «importante vitória portuguesa».

«Uma selecção, um país, uma vitória» - título da capa da A Bola, e que nas páginas interiores afirma "Raiva, coração, talento e... tínhamos que ganhar», para assegurar que «o fabuloso apoio do povo português merecia o êxito da selecção».

«A selecção espanhola arriscou tudo jogando na defensiva à procura do empate» - título do Record nas páginas interiores, cuja chamada de capa é «Obrigado».

«Noite perfeita de Portugal» - o jornal diário Público utiliza este título para assegurar que «a euforia verde e vermelha varreu Portugal», e pergunta "Como será caso consiga a vitória final?».

A imprensa espanhola fala no fracasso da sua selecção, e todos os jornais espanhóis, desportivos e generalistas, empregam a mesma palavra para se referirem à eliminação da selecção espanhola no Euro 2004 além de criticarem o facto da equipa de Iñaki Saéz ter jogado para empatar e acabar por perder por 1-0.

«O de sempre» - Marca intitula «Lo de siempre» na capa. E acrescenta: «Outro fracasso da selecção: não chegou sequer aos quartos».

A imprensa italiana destaca a «imobilidade» dos jogadores da selecção espanhola no encontro disputado ante Portugal e a consequente eliminação «de uma das selecções favoritas para a final» do Euro 2004.

«Portugal sim, adeus Espanha» - É o título escolhido pelo Corriere dello Sport, que destaca que a vitória de Portugal foi «absolutamente merecida».

«Cai a primeira estrela, Raúl inclina-se ante Figo» - título utilizado pela La Gazzetta dello Sport, que enfoca o jogo como um duelo entre os dois integrantes do Real Madrid e aponta que o português começou o jogo «com vontade de vencer enquanto que Raúl não foi capaz de decidir».

Fonte: El Mundo

Sem comentários: