quinta-feira, dezembro 04, 2003

THS e a confusão entre a sua utilização na menopausa e osteoporose

As notícias que têm sido avançadas nos meios de comunicação social e que afirmam que a terapêutica hormonal de substituição (THS) não deve ser administrada em mulheres em menopausa pode induzir em erro.
De facto, o Infarmed comunicou através de uma nota informativa uma recomendação europeia na qual se refere que a THS não deve ser utilizada como terapêutica de primeira escolha na prevenção da osteoporose, dado que na balança os riscos pesam mais que os benefícios obtidos. No entanto, a mesma nota informativa refere ainda que a THS pode e deve ser utilizada para o tratamento dos sintomas do climatério ponderando-se aqui o período de tempo em que esta terapêutica pode ser administrada nas mulheres menopáusicas.

Apesar de ser a mesma terapêutica, trata-se de um tratamento de duas situações distintas. Por vezes não entendo porque é que alguns meios de comunicação social teimam em dramatizar um determinado assunto sem terem o cuidado de reverem devidamente a informação que lhes é disponibilizada.

Quanto querem apostar que muitas mulheres vão a partir de hoje a correr para os centros de saúde para marcar consultas quando aquilo que lhes foi prescrito está de acordo com as suas necessidades? Mais ainda! Quantas interromperão o tratamento que se encontram a realizar e do qual retiram benefícios?

Sem comentários: