segunda-feira, dezembro 22, 2003

Leitura de "A Bola"

Para além de não me deslocar a um estádio de futebol há mais de 10 anos, poucas foram as vezes que adquiri um jornal desportivo, desde que me "curei desta doença". Mas hoje decidi adquirir a edição de "A Bola".
Peço desculpa, e eu sei que isto agora vai parecer um blog desportivo, ou até o próprio Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, mas não resisto a colocar aqui uma série de coisas curiosas que vi neste jornal, que me parece quase irreconhecível (para pior), em relação ao que ele era aqui há 10/12 anos.

Nota 1 - O Vitória de Setúbal não se dá bem com todos os Sporting's, tendo perdido por 2-0, este fim de semana, com o último classificado da II Liga, o Sporting da Covilhã, que até este jogo tinha este "magnífico" quadro de resultados: 1 vitória, 2 empates, 11 derrotas, 11 golos marcados, 24 sofridos e somente 5 pontos. E o Setúbal, após ter eliminado o Sporting da Taça, em Alvalade, vai perder com estas "andorinhas". Quem diria...

Nota 2 - Será que os jogadores Luisão e Rochemback (ou lá como isto se escreve), terão uma ideia bem concreta do que é um Benfica-Sporting? Não me parece, senão talvez pensassem 2 vezes antes de rumarem ao Brasil. Passa também por coisas destas, o facto do FCP ter ganho mais títulos que os dois grandes de Lisboa, nos últimos anos.

Nota 3 - A equipa da minha terra, o Estrela da Amadora, ocupa o último lugar da Super Liga, com 2 vitórias, 1 rmpate, 12 derrotas, 10 golos marcados, 40!!! golos sofridos e somente 7 pontos. Ainda estão a tempo, mas parece-me que, infelizmente, está encontrada a primeira equipa a descer de escalão, no final da época.

Nota 4 - Eu avisei. Após um início de época "tremelicante", a equipa cujo presidente é Tó Oliveirinha, o Penafiel, já se encontra no 5º lugar, a apenas dois pontos da subida. Os primeiros são o Varzim, a Naval e o Estoril, todos com 29 pontos e logo a seguir surgem Salgueiros e Penafiel com 27. Esta jornada, lá conseguiram dar a volta ao resultado - de 0-1 para 2-1 - após uma expulsão "estranha" de um jogador do União da Madeira. Isto é tudo uma questão de tempo, porque o Penafiel já tem lugar assegurado entre os grandes.

Nota 5 - Não deixa de ser curiosa a análise que este jornal faz do trabalho de Lucílio Baptista, árbitro do Estrela-Benfica, de ontem à noite. Atribui-lhe nota 7 (de 0 a 10) e refere o seguinte:
"Desempenho seguro. Manteve sempre o jogo controlado. Bem na expulsão de Rui Baião. Ter-lhe-á faltado mostrar um cartão amarelo a Tiago e não assinalou um penalty sobre Sokota."

É isto um bom desempenho? Seguro? Não vi o jogo, mas não é congruente dar uma nota positiva a um árbitro que falha em coisas básicas. Neste caso, não marcar o penalty não influenciou o jogo, mas e se não fosse o caso? E o cartão amarelo, pelos vistos também não influencia... Se este cartão impedisse este jogador de actuar na próxima jornada, se calhar já não seria bem assim.
Qualquer dia, já só falta dizer que o "árbitro" do Sporting-União de Leiria, de Sábado passado, até não esteve mal, apesar de ter anulado 1 golo limpo ao Leiria, não ter assinalado 2 grande penalidades (1 para cada lado), de ter inventado outra, e de ter cortado uma série de jogadas de ambos os lados, por foras-de jogo inexistentes...

Nota 7 (de 0 a 10), quando nos outros jogos nunca deram mais de nota 8 (dum trabalho que consideram exemplar e imaculado), não me parece correcto. Mas, como referi, não vi o jogo...

Nota 6 - Para o facto de equipas que há pouco tempo estavam na 1ª Divisão andarem por locais inimagináveis:

- Famalicão - 6º classificado III Divisão, Série A
- Tirsense - 7º classificado III Divisão, Série A
- O Elvas - 16º classificado III Divisão, Série E

Nota 8 - Para o Estrela de Portalegre, que aqui há uns tempos bateu um recorde mundial de invencibilidade, sob o comando do ex-sportinguista Barão, que após ter subido à II Divisão B, Zona Centro, está neste momento, no 2º lugar do Campeonato Distrital de Portalegre. As pastas do "aldrabão" que foi para presidente do clube devem ter acabado e lá se foi o sonho.

Nota 9 - Invejosos, parece-me que os jogadores do Sporting B estão a fazer todos os esforços possíveis para não deixar a equipa B do Benfica sozinha na Série E da III Divisão, e lá vão perdendo jogo após jogo, para ver se descem de escalão.

Sem comentários: