terça-feira, agosto 17, 2004

Jogos Olímpicos, esse grande secador...

Jogos Olímpicos da sesta no sofá!De 4 em 4 anos, somos brutalmente sujeitos nos nossos lares, via TV, a um autêntico dilúvio desportivo. Após o Campeonato Europeu de Futebol, seguem-se, por norma, os Jogos Olímpicos e, este ano não foge à regra. Horas e mais horas de directo, diferidos, repetições e reportagens, de uma variedade de desportos que acaba por enjoar.

Tenho, neste momento, tempo a mais entre mãos e tenho andado a vaguear por uma série de canais, que transmitem as Olimpíadas e as suas variadíssimas modalidades

Pessoalmente, só aprecio 3 tipos de desportos. Aqueles em que alguém chega a um lugar qualquer, primeiro que os adversários; aqueles que uma equipa/jogador marca mais golos/pontos que a equipa/jogador adversário e finalmente aqueles em que alguém atinge algo de tangível (por ex: mais cms, mais metros, etc), num valor superior a toda a concorrência. Daqui se pode depreender que somente quase todos os desportos colectivos (como o futebol, o basquetebol, o voleibol, etc), o atletismo, a natação, o ciclismo, o triatlo e eventualmente o remo/canoagem e a vela, me despertem interesse. O resto do programa olímpico acaba por ser um enorme bocejo. Senão vejamos algumas das modalidades a que me refiro - quer as que já iniciaram a competição, quer as que ainda estão por iniciar:

- Boxe: para mim, 2 pessoas a baterem uma na outra não é desporto, mas sim uma adaptação aos tempos modernos da luta entre machos que tentam ser dominantes. Daí ainda compreender menos a existência de boxe feminino...ou então não;
- Tiro com arco e tiro: desporto um pouco abixanado o primeiro. Apesar de terem critérios de determinação dos vencedores claros, tratam-se de "desportos" muito parados em que dezenas de atletas passam tempos intermináveis, em fila, a disparar setinhas e balinhas na direcção de um alvo;
- Ginástica, trampolim e mergulho: admiro bastante todos estes atletas (porque sou uma nulidade atlética e sou incapaz de fazer o que eles fazem), mas ainda admiro mais as pessoas que percebem a razão que leva um atleta destas modalidades a ficar à frente de outro, só porque flectiu um joelho mais graus, ou porque recuou a perna 3 cms e não o deveria ter feito para atingir a perfeição técnica. Sei que há muitos adeptos destas "modalidades", mas para mim são grandes sessões de hipnotismo;
- Ginástica artística/rítmica: sinal dos tempos, até já os "homens" competem neste "desporto", o mais abixanado de todos, diga-se de passagem. Aplica-se o mesmo que referi para a ginástica, no que se refere ao telespectador. Quem consegue discernir com facilidade um vencedor?;
- Badminton: mais um desporto um pouco abixanado. Apesar de poder ser encarado como um parente afastado do ténis, falta-lhe a velocidade e a virilidade que o seu antepassado tem. Reparem bem só no objecto do jogo (o volante) e digam-me lá se não tenho razão;
- Esgrima: trata-se de algo bastante diferente do boxe, no sentido em que não se procura a dominação pelo físico. Mas no fundo, no fundo é o que nos sobra hoje actualmente dos duelos entre nobres europeus durante séculos e séculos. É uma espécie de "boxe dos finos". Na grande maioria dos combates não se consegue discernir de todo, a forma como são atribuídos os pontos, a não ser em "super slow-motion";
- Hipismo: mais outro desporto de "ricos". Só o preço de um cavalo...que para ser bom, tem de ser descendente de "boas famílias". No outro dia assisti a uma prova de hipismo de bradar aos céus. Tratava-se de uma fase do concurso completo de equitação, o 'ensino', que consiste em andar com um cavalo numa superfície rectangular, efectuando uma série de manobras, na maior elegância possível... Muito, mas mesmo muito aborrecido. Deixei-me adormecer em 10 minutos;
- Judo e taekwondo: um grande mistério para mim. Não entendo de todo, nem as regras, nem a forma de pontuação. Apesar de serem desportos de luta corporal, valha a verdade que não visam a violência, mas para mim, não deixam de provocar enormes bocejos;
- Natação sincronizada: Que é isto? Também acho que se trata de algo de muito difícil execução, mas chamar desporto a umas senhoras que fazem umas piruetas numa piscina, com umas molas no nariz, não me parece muito sensato;
- Halterofilismo: Apesar de também ser fácil ao espectador determinar os vencedores, acho-a uma modalidade muito chata e praticada por pessoas que acabam por não representar o ser humano, tal a deformação que os seus corpos sofrem nesta disciplina;


Posto isto, eu pergunto, porque não substituir estes "desportos", por algo que cative realmente o adepto do desporto? Onde está o râguebi, por exemplo? Ou então, eliminar pura e simplesmente estes "desportos" do programa olímpico. Eu sei que isto é um pouco polémico. Muitos destes desportos têm os seus adeptos, mas para o vulgar adepto de sofá, por vezes até a fórmula 1 é mais interessante. Bom talvez esteja a exagerar, mas anda lá muito perto...

Sem comentários: