terça-feira, fevereiro 06, 2007

Those were the days

Década de 70 do século passado. Eram os tempos dos jogadores com "elegantes" e fartas cabeleiras (a moda do bigode só apareceu depois na década de 80), mas também do início da minha ida a jogos de futebol.

Vem esta conversa a propósito de uma dúvida que este senhor me veio colocar (ou antes avivar) na minha gigantesca base de dados orgânica, sobre este assunto. Pensei e pensei e pensei, e não me consigo recordar de todo qual foi o primeiro jogo de futebol a que assisti ao vivo na vida, acompanhado por familiares directos meus, naturalmente. Que um tipo já não vai para novo, mas não exageremos.

Existem duas possibilidades:

1 - Benfica-Sporting 1-0, no antigo Estádio da Luz (golo de Vítor Baptista), que após marcar um golaço à entrada da área, foi abalroado pelos seus colegas de equipa e perdeu... o seu brinco de estimação e, quase que nem festejando o golo seguiu-se uma rábula das antigas, que envolveu jogadores (e também o árbitro) literalmente de cu para o ar, em busca do famoso objecto, ou então;

2 - Sporting-Benfica 3-0, no antigo José de Alvalade, com aquela que deve ter sido a sua maior enchente de sempre. Ainda havia o peão, no lugar da bancada que foi posteriormente construída, mas arrisco que não se soube ao certo quantas pessoas assistiram ao "derby". O jogo foi à noite (coisa rara naqueles tempos). Jornada inaugural do Campeonato. Bilhetes e borlistas a mais e o jogo decorreu com as bancadas à pinha, assim como toda a pista que rodeava o estádio. Os espectadores, estavam no máximo a um metro das linhas do campo. Eram os tempos do PREC e do "vale-tudo".

Ou teria sido um Benfica 3-1 FCP, na festa de um título? Caramba, que esta cabeça já não é o que era...andei à procura por respostas, mas curiosamente não cheguei a nenhuma conclusão final.

Sem comentários: