quarta-feira, setembro 07, 2005

Será demais pedir a Taça?

Portugal garantiu hoje, com o empate em Moscovo (bom, para ser rigoroso falta 1 ponto...mas os próximos adversários são o Liechtenstein e a Letónia, ambos "em casa", portanto vamos assumir que a coisa está feita) a sua presença na fase final do Campeonato do Mundo de Futebol a disputar no próximo Verão, na Alemanha. E será mesmo demais pedir a Taça? Eu creio que sim! Mas é o Mundial para o qual partimos mais fortes, mesmo contando com o de 2002, porque em vez de termos 12-13-14 jogadores de "craveira mundial", temos 20 ou 21, portanto o suficiente para fazer face a uma competição que se disputa em final de época (e o facto de ser na Europa garante à partida que não haverá o fiasco do Mundial da Ásia). Uma breve análise deste adepto de sofá ás prováveis opções de Scolari (com base no 4-2-3-1 habitual):

Guarda-redes: Estamos bem fornecidos, mas vamos ver a época de Ricardo em Alvalade e a de Quim no Benfica porque Moreira é a única alternativa a estes 2 nomes. Parece bem, mas curto.

Laterais: Na direita Alex ou Paulo Ferreira dão garantias, caso Miguel não saiba gerir a sua carreira em Valência, enquanto na esquerda Nuno Valente é quase caso único, só podendo ser coberto por uma adaptação (Marco Caneira). Razoável.

Centrais: O ponto mais forte desta selecção. Ricardo Carvalho e Jorge Andrade, são, na minha modesta opinião, a melhor dupla de centrais do mundo a nível de selecções e estão cobertos por Meira e por, eventualmente, Ricardo Rocha. Muito positivo.

Médios-defensivos: Somos bastantes fortes, mas falta um líder. Três bons nomes (Costinha, Maniche e Petit) cobertos por outros 3 mais jovens, mas tão bons ou melhores (Tiago, Manuel Fernandes e João Moutinho). Bastante bom.

Número 10: Temos um magnífico 10, que até é o 20. Chama-se Anderson Luiz de Sousa, mas conhecem-no por Deco. ArtDeco. Opiniões sobre se ele deveria ser chamado ou não, a verdade é que ele está à disposição e seria um crime não o chamar. Se estiver lesionado, vai ser um problema pôr lá alguém no lugar dele (talvez adiantar Moutinho ou pôr Figo ao meio). Positivo, mas curto.

Alas: Figo, Cristiano Ronaldo, Simão, Boa Morte e até Ricardo Quaresma. É preciso dizer mais?

Ponta-de-lança: É o motivo porque acho que ainda não é desta que trazemos a taça para casa. Falta um 9. Falta alguém que ponha fim às jogadas de ArtDeco, Ronaldo, Figo e companhia limitada. Pauleta só marca contra "os Luxemburgos". Postiga é defesa-central do adversário. Alguém naturaliza um ponta-de-lança até ao próximo verão, se faz favor?

Treinador: Um bocadinho menos de teimosia não fazia mal a ninguém. Mas já é o técnico com melhores resultados neste espaço de tempo. E o resto são conversas.

E como diria a música..."Será demais pedir a Taça?/Nada que um adepto com orgulho não faça"...

Sem comentários: