Há bocadinhos de Portugal em todó mundo...
Raro é o português que não sente uma pontinha de orgulho (ou coisa parecida) quando dá de caras, num ponto distante do globo, com algum vestígio da presença portuguesa nesses locais. Seja em África, na Ásia, nas Américas ou na Europa, é raro o país onde não possamos descobrir inúmeros exemplos daquilo que vos descrevo. E se há sítio onde isto é particularmente visível é na exótica Índia.
Sinais da presença lusitana podem ser observados em muitas cidades indianas, seja no nome de ruas, nas igrejas que por lá ficaram, nos apelidos de algumas famílias e, claro, no funcionamento da função pública.
Ou que outra razão haveria para que uma repartição governamental de Nova Deli, pomposamente intitulada de "Departamento para Controle de Ratos", criada há décadas, e contando actualmente com 97 funcionários (e sim, são mesmo chamados apanhadores de ratos), não tenha apanhado um roedor que fosse, durante os últimos 10 anos?
É que, como a fotografia demonstra, até nem parece ser um trabalho assim tão complicado de executar, a menos que haja sangue português metido ao barulho...
Sem comentários:
Enviar um comentário