segunda-feira, dezembro 06, 2004

Mudam as moscas...

O papa juniorFoi um dos mais talentosos jogadores da sua geração, tendo representado, se a memória não me atraiçoa, o F.C. do Porto, o Bétis de Sevilha, o Penafiel e o Sporting Clube de Portugal.

Foi um treinador medíocre, com uma carreira pejada de polémicas e feita à base de compadrios, tráfico de influências (com grande suporte da empresa de que foi até à pouco tempo sócio), mezinhas e bruxarias, com duas passagens pelo comando da Selecção Nacional, que o adepto jamais esquecerá, quer pela miserável e vergonhosa carreira na fase final do Campeonato do Mundo de 2002, quer por outras situações, das quais o "Caso Paula" foi a mais mediática.

Abraçou recentemente, e provocando desde logo o pânico na II Liga, a carreira de presidente de clube de futebol. O desBlogueador, na sua dinâmica de Serviço Público, anunciou desde logo o óbvio - a subida do Penafiel à Superliga. E lançou também desde logo outro aviso, este com algo de muito mais sinistro - o estágio que este verdadeiro "expert" dos meandros do futebol nacional estava a iniciar, para atingir patamares muito mais elevados nesta sua nova carreira.

Com apenas um ano e meio de estágio, vendeu na semana transacta a sua participação na Olivedesportos, ou lá como eles agora chamam àquela agência bancária do Futebol Nacional e, pasme-se (ou não, ou não), adquiriu quase de imediato 11% do capital social da SAD portista.

E quase que confirmando todos os temores que o desBlogueador referiu em Julho do ano transacto, coloca-se de imediato na "pole-position" de uma corrida em que não vai ter rival, para a previsível substituição do "Papa" - até ao dia de hoje todos os 22 arguidos do "caso Pito Dourado" (e não, não é erro tipográfico porque, desde que foram conhecidas as medidas de coacção aplicadas ao empresário António Araújo, julgo que se deveria adoptar este nome) foram suspensos de funções. Medo, muito medo!!! Possivelmente numa primeira fase como "Testa de Ferro", eis que surge o Delfim daquele que já por várias vezes julguei que me iria sobreviver, como presidente do FCP.

António Oliveira é um fiel aliado de Pinto da Costa, desde os tempos da sua tomada do poder, ao ter-se recusado a voltar a jogar pelo FCP, enquanto por lá estivesse o antecessor do "Papa" e será certamente um "digno" sucessor.

E podem ter a certeza que o Toninho, como é conhecido em Penafiel, sua terra natal, não apareceria no lançamento oficial do livro do "Sumo Pontífice", com estas declarações, sem antes ter sido nomeado como o único "Bispo" com direito a substitui-lo num futuro, que julgo ir ser muito próximo. Deus te abençoe, meu filho...

Sem comentários: