sábado, agosto 02, 2003

O simbolismo de 10 vagas em direito

Lê-se no Público:

O presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP), Cândido Agra, classificou hoje a redução de vagas este ano na instituição de "discriminatória, redutora e humilhante".

O governo decidiu baixar em 10% as vagas daquela instituição, de 100 para 90 vagas, e não o fez em relação às faculdades de direito de Lisboa e Coimbra. E é isto que preocupa o senhor Cândido Agra. Não! o senhor não está preocupado com a falta de advogados no Porto (até porque os há em excesso), está apenas preocupado com o facto das outras faculdades também não terem baixado o número de vagas!

"Não se trata apenas de um factor numérico, é também o lado simbólico disto", afirmou Cândido Agra, para quem com a redução de vagas "o ministro Pedro Lynce diminui a UP e a própria cidade". - O lado simbólico???? o lado simbólico!?!?!?!?! meus senhores, este país tem excesso de advogados e tem falta de médicos e outros profissionais de saúde. Estamos em época de crise e temos de rever o financiamento dos cursos e das faculdades, e o senhor Cândido Agra vem-me falar de simbolismos?

É por causa de mentalidades como estas que este país está como está. O pior é que esta mentalidade é de um presidente de um conselho directivo de uma faculdade. Um bom exemplo para as mentalidades administrativas portuguesas... BAH!

Sem comentários: