terça-feira, agosto 19, 2003

Estaline, volta que estás aperdoado!

Desculpem-me estar a insistir nisto, mas alertado pelo Nelson fui ver excertos do manifesto do Avante sobre os 50 anos da morte de Estaline e esta é, por certo, das poucas coisas que ainda me espanta.

Eis o texto, que julgo que merece ser aqui colocado:

"Uma vez mais vieram à baila os muitos milhões que teria mandado executar e, enfim, toda a série de horrores a que a História, a verdadeira, não consente aval."

"O nome do escritor Alexandr Solzhenitsyn oferece constante fonte de apoio a todos os especuladores na matéria. A sua afirmação de que os 'excessos' de Estaline teriam conduzido milhões de pessoas à morte, serve-lhes às mil maravilhas. Mas parece que as coisas não foram bem assim..."

"Quando apareceu Solzhenitsyn a glorificar as 'vítimas' do estalinismo, e fazendo, portanto, 'esclarecer' o mundo quanto ao que se passara, tanto o escritor como a máquina da propaganda imperialista que o fez e apoiou se esqueceram de notar que essas 'vítimas' tinham vestido a farda do inimigo nazi e que a ele se tinham acolhido na expectativa de que a URSS perdesse a guerra. Mas essas expectativas saíram goradas, como todos sabemos."

"A sua morte foi profundamente sentida pelo povo das repúblicas soviéticas. A sua memória não se apagou do espírito daqueles que lhe conheceram a trajectória. É por isso que tantos milhares de pessoas, apesar da campanha imperialista que aponta as fomes, as guerras, as repressões, as purgas, os 'gulags', como características chave da carreira de Estaline, acorreram à exposição [realizada em Moscovo] demonstrando firme certeza nos ideais do comunismo e lastimando o rumo que os acontecimentos tomaram, entretanto."

"Note-se que a melhor homenagem que pode prestar-se ao chefe soviético, são os próprios imperialistas que a realizam ao continuarem, 50 anos após a sua morte, a massacrarem-nos com o que têm por enormidades e erros do Partido e de Estaline, mas que se revelaram vitórias de carácter histórico inegável - a construção do socialismo num só país; a electrificação de toda a URSS; a industrialização em massa; as grandes obras nacionais e o espectacular cumprimento dos Planos Quinquenais; a inolvidável e épica vitória do povo soviético, do Partido e do Exército Vermelho na 2.ª Guerra Mundial; o acesso à arma atómica para que se aquietassem os maníacos americanos."


É notável. Nem sei por onde começar. Há aqui autênticas pérolas de análise. Eu continuo a adorar a linguagem (os imperialistas, os americanos, o Povo, os Planos Quinquenais, etc, etc ). Mas será que esta gente ainda não reparou que o Muro de Berlim, caiu há mais de uma década? E depois ainda se interrogam, sobre a sua quebra de votos? Quem ainda continua a defender os métodos Estalinistas irá continuar de vitória em vitória até à derrota final...

ABRAM OS OLHOS!!!!

Sem comentários: