segunda-feira, agosto 25, 2003

Nasceu o primeiro bebé com a ajuda da Internet

O site mannotincluded.com, sediado no Reino Unido, existe há um ano atrás e já há quem exija o seu encerramento por ser considerado um perigo.

O site funciona como uma «clínica» e banco de esperma onde estão inscritos mais de 5500 dadores e permite a qualquer mulher que deseje ter filhos fazê-lo sem ter de enfrentar qualquer medo ou discriminação. O serviço é especialmente dirigido para mulheres solteiras e lésbicas.

Muitas são as vozes que já se levantaram contra o negócio. É o caso da Autoridade para a Fertilização Humana e Embriologia, que recusou comentar o acontecimento à BBC Online, apenas adiantando que todas as mulheres que decidirem recorrer à medicina para ter filhos devem dirigir-se a clínicas licenciadas, «onde o esperma doado é amplamente testado».

Para aceder ao serviço, os casais interessados devem pagar cerca de 1100 euros, referentes ao registo e pesquisa na base de dados, onde está disponível a lista de dadores. Depois de serem seleccionados três dadores, o casal é aconselhado por um psicólogo, que lhes fornece informação acerca da personalidade do dador e também sobre a sua aparência e características físicas. Da lista de três eleitos finais, o casal escolhe então o dador com as características que mais lhes agradam.
A ovulação da mulher é monitorizada e quando chega o seu período fértil, o esperma seleccionado é enviado para o casal. A fertilização da mulher pode ser feita em casa.

Sem comentários: