quarta-feira, agosto 20, 2003

Já morreu uma

Já foi morta a primeira baleia Minke...apesar da ameaça de embargo feita pelos Estados Unidos, a Islândia, que matou na segunda-feira a primeira baleia Minke após 14 anos de proibição, pretende matar mais 37 (trinta e sete) baleias desta espécie nos próximos seis meses.

Um pouco mais sobre a baleia minke

A baleia-minke trata-se da menor baleia existente dentro da ordem dos Misticetos. O comprimento máximo dos machos é de 9,8 m e das fêmeas é de 10,7 m. O peso é de aproximadamente 10 toneladas.
A maturidade sexual é alcançada entre os 7 e 8 anos de idade, quando as fêmeas medem entre 7,3 m e 7,9 m e os machos entre 6,7 m a 7 m. A gestação dura aproximadamente 10 meses. O filhote ao nascer pesa cerca de 300 Kg e mede 2,8 m. A amamentação dura de 4 a 6 meses. O intervalo médio entre as crias é de 2 anos. Podem viver pelo menos, 47 anos.
Em termos comportamentais esta baleia costuma nadar sozinha, em pares ou pequenos grupos. Grandes concentrações podem ocorrer nas áreas de alimentação. Ocasionalmente é vista na companhia de outras baleias e golfinhos. Nada rapidamente e é acrobata. Quando salta fora da água, em geral, mergulha de cabeça sem provocar muito barulho. Raramente expõe a nadadeira caudal quando mergulha. Sendo sociável aproxima-se de embarcações, o que facilita a sua caça. As vocalizações incluem pulsos de baixa frequência, e estalos e cliques ultra-sónicos.
Encontrando-se em perigo de extinção a caça às baleias foi proibida em 1987. Agora a Islândia decidiu voltar a perseguir estes mamíferos do mar.

Sem comentários: