quinta-feira, agosto 21, 2003

Uma questão de sorte

Terminou ontem a fase de grupos, do Mundial de Futebol de sub-17. E no Grupo B, Nigéria e Costa Rica ficaram empatados em todos os critérios de desempate ( Pontos, "goal-average", golos marcados e sofridos, resultado entre ambos), pelo que havia que procurar uma forma de desempate.

A FIFA optou, a meu ver mal, pelo sorteio, que apurou a Costa Rica para os 1/4 de final.

Não é justo. O sorteio é a pior das formas de eliminar uma equipa. Porque não meter dois elementos de ambas as equipas, a jogar Subbuteo, ou matraquilhos, ou ainda PlayStation. O sorteio é horrivel. A FIFA perdeu aqui uma grande hipótese de inovar, no que aos desempates diz respeito.

Uma das equipas que também foi alvo de uma decisão destas foi o Benfica, na década de 60. Contra o Celtic, houve um empate 3-3, após prolongamento e na época, não havia recurso ao desempate por pontapés da marca de grande penalidade, e lá foi o Glorioso "borda fora" da Taça dos Campeões, às custas duma qualquer moeda, do bolso dum qualquer árbitro.

Por maior que seja a lotaria dos penalties, sempre são melhores que uma porcaria duma moedita...Nem que fizessem um desempate por pontapés da marca de grande penalidade, num campo de treinos qualquer usado pelas equipas, mas o sorteio é que não. É desumano!

Sem comentários: