terça-feira, agosto 05, 2003

Nem 7 bombeiros por fogo

Em declarações à agência Lusa, Gil Martins, Coordenador Nacional de Operações de Socorro, explicou que, apesar de haver mais de 41 mil bombeiros inscritos, cerca de 38.700 são voluntários e cerca de 2.500 são profissionais. Desses 41 mil bombeiros, apenas 24.683 são "bombeiros de primeira linha", ou seja, os homens que podem ir para a primeira linha de combate aos fogos.
Além desses, existem ainda mais de 10 mil homens que são elementos de recruta.

A declaração que realmente me preocupou, chocou e revoltou foi a seguinte: só no domingo existiram 522 incêndios florestais, combatidos por 3.374 bombeiros, que actualmente estão a ser rendidos a cada 48 horas. - Ou seja, não dá 7 bombeiros por fogo...

Só me apetece procurar os incendiários e espancá-los até me sentir em paz. Por todos os bombeiros e pilotos que arriscam a vida mais do que se pode imaginar e que têm passado os últimos dias entre temperaturas escaldantes e fumo a salvar vidas e bens. Tudo isto porque uns tipos doentes querem comprar terrenos a preços mais baixos. Metem-me nojo! (desculpem-me o desabafo, mas esta situação mexe muito comigo).

Sem comentários: