sexta-feira, dezembro 01, 2006

Querido Pai Natal (agora é a minha vez):

então, o que eu gostava mesmo era que amanhã fosse 2 de JaneiroFui um menino bom todo o ano, por isso cá vai a minha lista de pedidos...mas não te preocupes, porque se resume a um:

- O que eu gostava mesmo era que amanhã fosse 2 de Janeiro.

Passo a explicar: para mim, que detesto o Natal e não vou muito à bola com o Ano Novo, se havia mês que eu cortava para poupar dias, era o de Dezembro. Globalmente, é aquilo que na gíria se designa como...fraquinho.

Começa com 2 feriados (um pseudo dia da independência – que a malta passa na Zara e no Corte Inglês a fazer compras; e um feriadinho religioso, que vem mesmo a calhar porque cai a produtividade e aumenta o consumo mais um bocadinho); Depois, uns 8 dias que a malta nunca sabe bem o que é – se são férias de natal, se ainda é trabalho – e que acabam invariavelmente na frase: “Ah, desculpe lá, mas agora mete-se o Natal e não pode ser”. Depois é a chamada quinzena da patinagem artística, saltos prá neve, sozinhos em casa, natais dos hospitais, desejos irrealistas para o ano novo, promoções de última hora e demais crimes contra a humanidade.

Mais, não sei se esta será uma característica lusitana ou global, é a quinzena da hipocrisia. Somos uns grandes sacanas em geral o ano todo, não gostamos mesmo de determinada pessoa o ano todo, mas dia 20 e tal de Dezembro pegamos no telefone num gesto meio de auto-justificação e hipocrisia e dizemos: “Feliz Natal para ti e para todos os teus”. E agora que falo nisso, há as SMS de Natal e Ano Novo…malta que me lê e estava a pensar me mandar eventuais mensagens destas: Vamos assumir uma coisa por defeito; Eu já sei que vocês me desejam FNEUPAN* e garanto-vos que eu vos desejo o mesmo. Não é preciso fazer o telefone tocar cada vez que eu tento meter uma rabanada na boca, para eu saber isso, ok?

Acresce o facto de eu ter 5 projectos (e outras tantas orais) para entregar nos próximos 15 dias. Por isso, vês lá se dás esse jeitinho, ‘tá bom?

Um abraço!

* Feliz Natal E Um Próspero Ano Novo

Sem comentários: