segunda-feira, dezembro 04, 2006

Jagshemash (take 2)

Jagshemash and welcome to the US of A...Pois bem, ontem foi a minha vez de ir assistir à notável viagem de Borat Sagdeyev e de Azamat Bagatov, pelos U.S of A. em busca da glória para o Casaquistão.

Ora bem, possivelmente ía com as expectativas bem lá nos píncaros, porque devo confessar alguma desilusão. A parte que eu mais receava - a que se relacionava com o facto da coisa ser um filme e ter que ter uma história por trás que fizesse algum sentido - acho que está muito bem, mas acho que a transposição de "soquete" de 6/8 minutos para mais de uma hora falha um pouquito. Há, a meu ver, muito pouca exploração de certas caracteristicas do personagem. Há a introdução de algum humor mais básico - que se saúda - mas há certos e determinados preconceitos que todos nós temos e que costumam ser muito bem explorados nas aparições do Ali G Show, que aqui ou não aparecem ou são pura e simplesmente mal explorados (a homossexualidade, por exemplo). Não sei se foram cortados na montagem final, se foram uma opção logo inicial, mas isso de pouco interessa.

Atenção que eu não queria uma repetição dos "soquetes" atrás referidos. Não vou na onda dos "reputados" críticos cinematográficos da nossa praça, que basicamente arrasam a coisa, mas também não vou ao ponto que aqui o Xôr Marques vai, de considerar esta obra ao nível da "Vida de Brian" dos Monty Python. Está, para mim, uns belos furos abaixo.

Tem momentos de facto fora do comum e hilariantes (com particular destaque para a luta entre Borat e Azamat), mas não teve em mim o mesmo efeito que tiveram os soquetes do Ali G Show. Acho que a coisa funciona melhor mesmo neste formato mais reduzido.

E basicamente é tudo, para mim vale um sólido 6,5, vá lá um 7 (numa escala até 10).

Chenk yeu!

Sem comentários: