terça-feira, maio 02, 2006

Stephen Colbert

Muitos de vocês terão visto, durante este fim-de-semana alargado, as reportagens sobre o tradicional momento de "comic relief" que o presidente norte-americano costuma fazer todos os anos. Este ano, G.W. Bush contou com a ajuda do grande Steve Bridges (que aparece regularmente no "Tonight Show" de Jay Leno) para, basicamente, ter piada.
Já o que não passou nos telejornais portugueses foi o momento de stand-up que fechou esse jantar, protagonizado por Stephen Colbert, ex-"correspondente" do Daily Show e que agora tem um programa logo a seguir ao mesmo, intitulado "The Colbert Report" (um programa de piadas "muito americanas", já que ele goza com Bill O'Reilly da Fox News, um apoiante fervoroso da administração Bush).
Colbert, de uma forma muito para lá dos limites do "politicamente correcto", fez o mais brilhante discurso contra a administração Bush de que há memória, e conseguiu fazê-lo simplesmente a contar piadas.
A polémica que surgiu à volta deste discurso foi tanta que o NY Times (que não pode ser acusado de ser propriamente um jornal apoiante das políticas de Bush) nem se referiu no dia seguinte ao número de stand-up de Colbert. O alvo de toda aquela chacota imperdível (Bush, bem entendido) estava profundamente irritado quando aquilo acabou. Mas, meus amigos, o que me leva a escrever este post é isto, isto e mais isto.
É certo que há muitas piadas que não são de fácil compreensão (porque são ajustadas a uma realidade que não a nossa) mas a maioria delas qualquer pessoa percebe...e são imperdíveis. Depois dos Óscares, a dupla Stewart/Colbert volta a abalar o politicamente correcto. São os maiores!

Sem comentários: