segunda-feira, maio 01, 2006

O humor britânico no seu melhor:

Da Vinci bla bla blaTodos se lembram que, há algumas semanas, o autor do "Código Da Vinci", Dan Brown, foi julgado (e absolvido) em Inglaterra das acusações de plágio referentes a esse famoso livro.
Pois bem, o que podem não ter acompanhado é a polémica que houve desde o dia da sentença sobre umas palavras que estavam escritas no despacho do Juiz Peter Smith e que rezavam assim: "Smithy Code Jackie Fisher who are you Dreadnought".
É que, à boa maneira do enredo do best-seller, houve muita boa gente que achou isto um mistério, uma prova que afinal aquela conspiração relatada no livro não era assim tão fictícia. Enfim, a evidência definitiva de que afinal o mundo não passa todo de uma grande conspiração.
Centenas de pessoas tentaram decifrar o que aquelas misteriosas palavras quereriam dizer, numa tentativa de ficarem mais próximos da "Verdade", até que ontem o magistrado fez um comunicado dizendo que afinal aquelas misteriosas palavras...tinham sido uma brincadeira sua.

Peter Smith explicou que demorou 40 minutos a elaborar o código e outros 40 a inseri-lo na sentença de 71 páginas (cada carácter desta expressão estava em itálico, distribuindo o código por todo o texto desta forma: Jaeiextostgpsacgreamqwfkadpmqzv e que podia ser resolvido com a aplicação de um algoritmo da famosa sequência de Fibonacci, referida no romance) e que, afinal, tudo não passava de uma homenagem a um Almirante do início do século XX, que dirigiu o primeiro navio da Armada moderna, o HMS Dreadnought. Smith disse ainda que tinha feito aquilo para se divertir e acha que "não há motivo para os julgamentos não serem divertidos". Ou será que não? Ou será que o mandaram calar? Será que ele está a encobrir alguma coisa? (incluir riso maléfico)...

Sem comentários: