quinta-feira, novembro 03, 2005

Ah e tal...

Greece...in South American way!!!Este comentário do Cruxe (se Moscavide não é Lisboa é o quê então, caríssimo Cruxe?), relembrou-me uma conversa da treta que mantive, na 2ª feira passada, com um cliente. Um típico português que tem opinião sobre tudo, e que nunca é apanhado com as calças na mão, para quem frases como:

- "Desculpe mas não sei!";
- "Olhe não faço a menor ideia!"; ou até;
- "Não sei responder e já agora até lhe agradecia que me esclarecesse essa dúvida."

Não fazem parte do seu léxico.

- É pá, eu sou Sensei de XinKorofuTaekendowYamahaNikon!
- Sensei?! Hum... e que é isso afinal?
- Está a brincar comigo?
- Nada disso. Eu sei lá o que é um Sensei! Estou a perguntar porque não sei.
- Sou Sensei, porque Mestre é o que se chama aos carpinteiros e aos tipos das obras (julgo que isto deve ser uma das famosas azias e ódios figadais que existem em certas actividades humanas e nas artes marciais é possível que tal também aconteça). Olhe está aqui até um panfleto e tal...
- Hum... Sim senhor. E que raio quer dizer aqui esta bonecada em Chinês?
- Bonecada? Chinês?
- ...pois...
- Isso para já não é bonecada e muito menos é chinês! Não se vê logo que é japonês?
- Peço desculpa. Eu sei muito bem que não é bonecada. Era uma forma de expressão. Quanto ao facto de ser japonês, também peço desculpa, mas estas formas de escrita do Extremo Oriente, para mim, são todas iguais.
- E até digo mais, isto é Japonês Moderno! Este quer diz TwofunKaitaKe e este quer dizer...
- Japonês Moderno?
- Sim, que eles estão cada vez mais a aproximar-se de nós. Qualquer dia escrevem como nós!
- Hum... Não digo que não possa vir a suceder, mas tenho as minhas dúvidas.
- Não tenha dúvidas!
- Peço desculpa, mas duvido muito que isso algum dia venha a suceder. Aliás, há um país aqui bem perto de nós, com muitos contactos com o nosso alfabeto e que não muda!
- Que país?
- Olhe é um país da Europa e que até nos lixou o ano passado no Futebol!
- ...não estou a ver...
- É a Grécia, homem!
- (ar de grande espanto) A Grécia? Na Europa? Pois realmente eles também escrevem de uma forma estranha, mas deixe-me que lhe diga uma coisa. Isso é algo que me irrita profundamente. A Grécia nem devia era jogar nos Campeonatos Europeus de nada!
- Então porquê?
- Então porquê? Então porquê? Então você acha bem que um país que não pertence à Europa possa participar em Campeonatos Europeus? Eles estão na CEE e é por isso que a malta pensa que aquilo é Europa, mas aquilo não fica na Europa!
- ...
- Acha bem ou não?
- Acho mal, mas não sou eu que decido isso. E diga-me uma coisa, a que continente pertence a Grécia, afinal de contas?
- Ora bem... hum ... pois então ... (pausa de 2 segundos para tomar fôlego)... pois ora bem, o que divide a Europa de África é o Mar Mediterrâneo, certo? Ora como todos nós sabemos, a Grécia é composta de milhares de ilhas no Mediterrâneo, certo?
- ...não só mas também...
- Não só mas também? Deixe-se de invenções! Aquilo são só milhares e milhares de ilhas. Ora, portantos, assim sendo a Grécia pertence à África Ocidental!
- ...

Mesmo dando de barato o uso corrente da expressão CEE em vez da União Europeia, de facto existe um país nas circunstâncias descritas que é Israel (geograficamente pertence ao continente asiático, mas participa em competições desportivas europeias), e a meu ver ainda existe o caso turco que pertence a dois continentes (Ásia e Europa), mas que deveria concorrer em provas asiáticas, mas a Grécia...quer-se dizer...

Toda a gente sabe que a Grécia pertence à... América do Sul!

Sem comentários: