Uma enorme estrela pop
Britney Spears, Justin Timberlake, Beyoncé Knowles, Robbie Williams, Christina Aguilera...Israel Kamakawiwo'ole.
Todas estas estrelas da pop mundial aparecem nas posições cimeiras da lista de músicas com mais downloads do iTunes. E se a maior parte dos nomes nos são familiares, abençoados pelo fornecimento de quantidades industriais das suas músicas oferecidas pelas rádios nacionais (todas diferentes, todas iguais) e de videoclips da MTV, já Israel (o seu apelido pronuncia-se ka ma ka vee vo olay) era uma figura praticamente desconhecida do grande público, até agora.
O seu medley dos clássicos 'Somewhere over the rainbow' e 'What a wonderful world' aparece há várias semanas na lista das 100 músicas com mais downloads do iTunes, atingindo recentemente a 73ª posição, à frente, entre outros, do hit 'Crazy in love', da sexy Beyoncé (82º).
Israel, ou Bruddah Iz ("bruddah" quer dizer irmão), como é mais conhecido no Hawaii, de onde era natural, era um cantor de peso, atingindo mais de 450 Kg na altura da sua morte, com apenas 38 anos. Nessa altura tinha que ser içado para os aviões onde viajava, tendo a Hawaiian Airlines instalado num avião um lugar especial para ele. Infelizmente, o seu aspecto físico não favorecia a promoção dos seus álbuns, apesar das suas músicas aparecerem nos filmes '50 first dates', 'Finding Forrester' e 'Meet Joe Black', por exemplo. Assim, só após a sua morte, em 1997, é que a sua obra passou a ser alvo da atenção dos ouvintes, graças às novas tecnologias digitais, de que Israel nunca chegou sequer a desfrutar. Ironias!
Sem comentários:
Enviar um comentário