terça-feira, julho 13, 2004

Nelson transformado n'O Último Samurai

Nelson San"Nelson, o Último Samurai?! Este tipo está doido?!" - É o que alguém que leia isto se deve estar a perguntar, mas é verdade..
Passo a explicar: na contracapa do livro "O Último Samurai" pode ler-se "Tom Cruise é Nelson Algren, um herói da guerra civil americana...", quando a personagem se chama Nathan Algren. O que fizeram foi algo que nunca se deve fazer em traduções (isto do que me lembro das aulas de técnicas de tradução do secundário) que é traduzir um nome. Mas se o filme está todo bem traduzido, pelo menos as partes em inglês sim, então o que levaria o/a tradutor/a a fazer um tal erro?!
A resposta é simples: foi uma tradutora e que todos bem conhecemos, a Sara, e é o que dá andar a pensar no Nelson de vez em quando...até já o tranformou no "Último Samurai".

P.S. - Nem o Nelson é o "Último Samurai" (é alto demais e não estou a vê-lo como americano) nem a Sara foi a tradutora que cometeu o erro de chamar Nelson ao personagem...mesmo com o pensamento no Nelson não comete tais erros, penso!

Sem comentários: