sexta-feira, dezembro 30, 2005

Resoluções e banalidades

É um lugar comum, quase tão comum como desejar um bom ano, aparecer sempre um "parvalhão" a dizer que não liga a isso. Ora cá estou, portantos, a fazer o tal papel:

"Ah e tal, eu não ligo a isto da passagem para um ano para o outro!"

E pronto, está dita a banalidade do dia! No entanto, estes marcos acabam por causar uma reflexão temporal, sobre certos e determinados períodos e factos das nossas vidas (e surge assim a 2ª banalidade do dia). Também por norma não o faço, se bem que tenho muitas coisas de todo o tamanho e feitio para recordar de 2005 .

Mais uma vez, dando asas ao meu lado pragmático e ultra-hiper racional, reafirmo vezes sem conta que isto do tempo é uma invenção do homem, e até já por aqui discorri sobre as razões e as dúvidas que tenho sobre
o assunto. Há até por aí malta que anda noutros anos e só os comemora noutros dias.

Vem tudo isto a propósito de um cartão electrónico de votos de um magnifico ultra-hiper-mega 2006, que uma senhora me enviou e que me chamou a atenção por conter nele 10 resoluções - as famosas resoluções de novo ano, que as pessoas fazem e depois muito raramente cumprem, porque estas coisas não funcionam assim por "dá cá esta palha" - e que supostamente eu deveria fazer.


Ora bem, xôra Dona Xpto, agradeço e retribuo os votos de um Feliz 2006, mas destas resoluções que me sugeriu, vou somente comprometer-me numa delas, porque as outras pura e simplesmente não dá. Fica desde já resolvido que não as vou cumprir. Ora então cá vai disto:

1 - Usar mais os transportes públicos. Esta até nem seria muito difícil, dado que eu não os uso de todo. Mas vamos lá a ver uma coisa. De carro eu demoro, de manhã, 15 minutos no trajecto casa-trabalho e outro tanto ao fim do dia. Nos transportes públicos a coisa atirava-se facilmente para os 30. E depois eu preciso de fazer coisas (de trabalho) numa base diária com O CARRO! E tenho que ir levar o puto à escola e buscá-lo. E ultimamente tenho-me deslocado frequentemente ao Ribatejo a horas em que não há muitos transportes públicos... E basicamente não dá! Esta é para esquecer.

2 - Fazer Sky-Diving. Soubesse a Xôra Xpto o cheiro nauseabundo que emana da minha roupa interior, de cada vez que eu imagino que vou voar, nem sequer se atrevia a sugerir-me esta resolução. Sair de um avião pela porta por onde entrei, mas sem que o mesmo esteja no solo? Mas está tudo doido ou quê? Meus amigos eu tenho um buraco ao fundo das costas. E quem o tem, tem medo!

3 - Andar mais na praia. Ora bem... aqui passa-se o seguinte. Eu não gosto muito de andar e a praia também é uma coisa que não me cativa por aí além. Meia dúzia de dias por ano e está a coisa feita.

4 - Fazer Body-Building. Ora bem, se há coisa que eu não consigo de todo fazer é praticar todo e qualquer exercício físico, individualmente . Recentemente voltei a jogar futebol, numa base semi-regular, mas daí eu não passo. Ah! e já agora, detesto tipos que fazem body-building. Mal por mal que façam canoagem ou halterofilismo, agora body-building... Isso é muito narcísico.
5 - Tornar-me um activista de algo. Isto também é coisa que não se ajusta ao meu perfil. Para me tornar activista de algo, teria de ter um interesse extremo pelo "algo". Tornar-me activista só por tornar, parece-me francamente parvo.

6 - Ser expulso de um Reality Show. Ora se eu nem quero entrar em nenhum...

7 - Ir ao médico. Cheira-me que ainda não é no ano que vem...

8 - Estar contente/feliz. Ora bem, só mesmo esta resolução posso tomar com um objectivo. Esta sim, vou prometer a mim mesmo, que vou tentar continuar a cumprir!

9 - Fazer voluntariado. Fazer o quê? Ora se eu mal tenho tempo para me coçar... Volun quê? Quanto é que pagam?

10 - Fazer Bungee Jumping. Meus amigos, o fedor que emana da 2ª resolução, deveria fazer lembrar uma qualquer iguaria culinária, comparado com o que é produzido só de pensar que eu colocaria como possibilidade séria saltar para o vazio, com uma corda presa aos pés e sem a certeza que a mesma nem se quebraria, nem seria muito maior que o dito vazio. Nunca! Jamais na vida (acho eu...).


Ah e já agora um Bom Ano de 2006 PRATODÓMUNDO! (se possível sem tomar resoluções e muito menos levar em linha de conta algumas destas que estão nesta lista. Sky Diving? Mas está tudo doido ou quê?) e umas BOAS ENTRADAS (com pedido de desculpas para os potenciais futuros calvos que nos visitem). Tudo de bom para quem merece!

Sem comentários: