1- Porquê a Alemanha (e Reino Unido)?

2 - Pagam 10 mil euros por pessoa para vir de barco para a Europa, por que não ficam a viver na Turquia com esse dinheiro?
A Turquia também tem leis para protecção de refugiados. Uma vez na Turquia estão num país islâmico, tal como o deles, mas que se encontra em paz, ao contrário do deles. Sendo que pagam 10 mil euros por pessoa para entrar num barco e alguns vêm com mais do que um membro na família, não podemos afirmar que fogem da pobreza. Até para a maioria dos europeus esse valor era difícil de arranjar. Assim sendo, por que não reconstroem a vida, com esses 10/20/30 mil euros, na Turquia?
3 - Se chegam cá pedindo ajuda, afirmando não ter nada, onde arranjaram os 10 mil, ou mais, euros para cá chegar?
10 mil, ou mais, euros não é um valor fácil de arranjar, nem para a maioria dos Europeus. Não devíamos também questionar isso?
4 - Por que é que dois terços dos refugiados são homens?
Não acham estranho que as mulheres e crianças representem apenas um terço de todos os que nos entram pelas fronteiras? Não deveria ser exactamente o contrário? A guerra na Síria é mais penalizadora para mulheres e crianças.
5 - Não deveríamos estar a tratá-los como imigrantes ilegais em vez de refugiados?

6 - Por que é que os mais ricos países Árabes não os estão a receber?
Falamos de uma crise humanitária. Fazemos a Europa sentir a culpa por não fazer mais e, no entanto, poucos questionam por que é que os países com as mesmas leis e a mesma religião mas com boa qualidade de vida e sem qualquer problema financeiro (como aqueles que a Europa atravessa), não estão a acolher estes refugiados. Talvez esta seja a resposta a esta pergunta (provavelmente a todas as anteriores).
1 comentário:
1. Querem ira para a Alemanha e para o Reino Unido porque sabem que é onde há mais oportunidades de trabalho;
2. Não acredito que paguem 10000 euros por pessoa para vir de barco para a Europa e não ficam na Turquia porque é a Turquia que os está a mandar para a Europa.
3. Muitos saíram da Síria há anos (a guerra já dura há 4) e foram gastando o que tinham. Quando já lhes sobra pouco, usam esse pouco para vir para a Europa.
4. Exactamente como 2/3 dos emigrantes portugueses nos anos 60 e 70 eram na maioria homens: estes vão à frente e depois mandam vir as famílias.
5. Sim, provavelmente muitos deles deveriam ser tratados como imigrantes e não como refugiados.
6. Alguns países árabes estão, como a Jordânia e o Líbano, mas não são os mais ricos. Apesar de terem a mesma língua e a mesma religião, não me admiraria que estes refugiados se sintam mais protegidos na Europa que, por exemplo, na Arábia Saudita. Talvez, de certa maneira, eles estejam precisamente a fugir de uma cultura e de uma religião incapazes de lhes oferecer perspectivas de futuro.
Enviar um comentário