sábado, agosto 26, 2006

United 93:

Que filme tão perturbador. Definitivamente, ainda é demasiado cedo para se fazer um filme sobre isto. É uma grandíssima por** que a realidade ultrapasse o cinema, como aconteceu naquele dia, há quase 5 anos atrás. À medida que escrevo este post, não me sai da cabeça a imagem final, do avião a despenhar-se, numa vista de dentro do cockpit aos gritos de "Allah Akbar". Pode não ser politicamente correcto dizer isto, mas que se lixe, que isto também é lido por prái 7 ou 8 pessoas, num dia bom: Estamos em guerra! Bem sei que é só uma parte fanática do Islão que quer a morte ou conversão do Ocidental comum. Mas também seria só uma parte do povo Cristão que achava as Cruzadas uma boa ideia, e não foi por isso que elas se deixaram de fazer.
Como filme, não é particularmente bem conseguido, mas talvez sofra por não conseguir ultrapassar a realidade. É óbvio que tudo aquilo é muito ficcionado (nunca sabermos ao certo o que se passou naquele avião - e nos outros, já agora), e que há uma super exaltação dos passageiros heróicos (como será sempre típico de qualquer filme americano).
Mas...convenhamos, se existiu alguma vez malta heróica, com testículos do tamanho de bolas de futebol, foram os tipos que tentaram fazer alguma coisa para se salvar. Eu sei que não conseguiria reagir sequer em termos, quanto mais tomar alguma acção contra uns tipos a tomarem um avião num dia como aquele. Existe igualmente um americanizar das personagens dos suicidas (um deles usa mesmo uma fita à Rambo e outro debate-se até ao último momento sobre a missão), mas isso também será normal numa fita americanizada. Mas sem dúvida que este filme ainda não deveria ter sido feito. Há feridas que ainda não sararam...

Sem comentários: