sexta-feira, maio 20, 2005

Medo, muito medo (sim é mais um post sobre futebol...)

Isto era para ser uma foto do meu bilhete, mas como eu sou um tipo retrógado e não tenho telemóvel com 586.000 funcionalidades, entre as quais uma câmara fotográfica, fica aqui esta banalidade...Tenho tentado não tocar neste assunto, mas caros leitores, hoje torna-se inevitável. Domingo vou ao Porto, passados 13 anos desde a minha última deslocação à Invicta, onde fui presenciar a única vitória do Glorioso no extinto Estádio das Antas nos últimos 27 anos em jogos a contar para o Campeonato. Irei ver "in-loco" o jogo de futebol entre o Boavista FC e o Benfica.

Sim, eu sei que isto ultimamente tem sido um blog quase dedicado ao futebol, mas que raio: Há mais alguma coisa que interesse nos dias que correm? Claro que não! Bom, poderá haver eventualmente a colocação de um ginásio no palácio de S.Bento ou até a expulsão de um qualquer concorrente do "Curral dos Famosos" (alguém me pode dizer quem são eles, que desta vez, nem por curiosidade tenho visto...). Mas, meus amigos, de política está toda a gente farta. E o próximo Domingo pode-se vir a revelar de importância capital para o futuro do País! Até a economia pode melhorar de vez!

No próximo Domingo, o meu clube de sempre - o Sport Lisboa e Benfica - tem à sua disposição, uma oportunidade única, nos últimos 11 anos, de "matar o borrego" (que em futebolês, pode ser livremente traduzido, por conquistar de novo e passados 4012 dias, o título de Campeão Nacional de Futebol). Vou-me deslocar, pela 1ª vez na minha vida, ao Estádio do Bessa, num misto de crença e apreensão. Crença, porque tem mesmo de ser! Senão ficaria em casa. E que raio de adepto seria eu se me pusesse agora com conversas do género "ah e tal, não me acredito lá muito e coiso e tal..."? Mas confesso que vou bastante apreensivo. Aparentemente e tendo em conta aquilo que se leu durante esta semana, vamos apresentar a nossa melhor equipa -o que é algo que transmite confiança, mas se analisarmos a coisa a fundo provoca a dúvida. E necessitamos somente de conquistar um ponto ou, em alternativa, esperar que o nosso único concorrente - o FCP - não ganhe o jogo (mas este é um dado que nem se tem levantado tal a certeza que reina sobre este acontecimento, sabe-se lá porque razão), que à mesma hora disputa no seu estádio, frente à Académica, para podermos festejar tão ansiada conquista.

À primeira vista, a tarefa nem parece ser de proporções miraculosas ou sequer impossível de todo, é a minha opinião. Mas vários factores fazem com que à minha natural apreensão, se juntem receios e medos mil.

Senão vejamos:

- O Benfica praticou durante toda esta época, um futebol sofrível, tendo conquistado a maioria dos seus pontos mais à custa dos jogadores que do decorrer natural do jogo, fruto do "trabalho feito em casa"- leia-se trabalho da equipa técnica;
- Quase todos os jogos desta temporada foram um sobressalto constante, em que se passava num ápice de algum controle de jogo para as maiores aflições e disparates, com especial destaque para muitos jogos efectuados na "sala de torturas da 2ª Circular";
- O "treinador" da equipa tem uma mentalidade tipicamente italiana - "quando não se pode ganhar, é preciso não perder" e "estar a ganhar 1-0 é goleada";
- Tenho a certeza absoluta que a minha equipa vai entrar em campo, com a mesma postura que os nosso arqui-rival utilizou no passado Sábado. A jogar com o resultado e com o relógio. Enquanto estiver 0-0, está tudo bem. Aposto um braço que assim vai ser. Só não aposto um testículo, porque ainda conto fazer uso do mesmo e nunca se sabe no que podem dar estas apostas;
- As opções que temos no banco são quase nulas (como têm sido durante toda a temporada) e caso algo corra mal, pouca ou nenhuma influência têm, regra geral, no desenrolar dos jogos. E sim, você que está aí já a lembrar-se do Mantorras e dos golos que já marcou, não me esqueci dele, mas como única opção saída do banco, é curto;
- O Boavista, teoricamente apresenta-se desfalcado, sem alguns dos seus titulares. Mas vai jogar com 11 jogadores na mesma, e os que vão jogar vão querer provar algo e tentar mostrar que podem fazer melhor que os que habitualmente jogam, para continuarem no clube na próxima época;
- O Benfica não ganha um jogo, a contar para o Campeonato, no Bessa, ao Boavista, há 9 épocas;
- Muito dinheiro "por fora" deve andar a circular de ambos os lados;

Portanto, meus amigos vou confiante mas desconfiado. Preparado para tudo, tal como no jogo contra o Sportem. Preparado, desejoso e algo confiante numa conquista, mas já calejado de algumas "festas de cabeçudos" a que já fui (se esta ocorrer, julgo que vai ser a maior de todas). Tal como disse na semana passada, já vi muita coisa em campos de futebol. Já vi quase o inimaginável, o inesperado. Já vi o quase impossível, acontecer. As maiores das injustiças. Os erros mais clamorosos, quer de jogadores, quer das equipas de arbitragem. Os falhanços mais incríveis e os golos mais improváveis. Já vi disto tudo. E em quantidade. A favor e contra a minha equipa.

Nesta semana que passou procurei, acima de tudo, não entrar em grandes euforias nem em comemorações antecipadas, porque nada é garantido nesta "ciência". Espero mais uma vez que seja um jogo "limpo" e sem casos. E, naturalmente, que ganhe o Benfica. Se não ganhar então que empate! Nem que seja como numa premonição sado-masoquista, que fiz há cerca de um mês. Empate aos 94 minutos de jogo, marcado com as costas, por Ricardo Rocha (que nunca marcou um golo ao serviço do Benfica). Se assim for, quem resistir a uma coisa destas tem um coração de ferro e pode estar descansado que não é este orgão vital que o vai retirar deste mundo nos próximos tempos.

PS: Quer acreditem quer não, tenho pensado bastante se será positivo ganharmos o campeonato. Com esta equipa, que figura faremos nós na Liga dos Campeões? O pote 4 ninguém nos tira, o que implica duas ou mais "trutas". Logo, fazer uma melhor prestação que o Anderlecht este ano afigura-se uma tarefa bastante difícil! Ou então não...

Sem comentários: