quinta-feira, janeiro 06, 2005

Mais uma treta via e-mail...

Uma outra onda...Sempre que há algum acontecimento relevante, daqueles que dão origem a centenas de e-mails diferentes, espalhando-se pelo globo a uma velocidade alarmante, surgem os exageros, as mentiras e a pura invenção. Desta vez foi o cataclismo do passado dia 26 de Dezembro que serviu de pretexto para um e-mail que, além do texto, continha várias fotos, supostamente, do tsunami que atingiu a costa asiática. Só que as fotos são...falsas! Ou melhor, correspondem a um outro fenómeno natural, datado de 2002, passado na cidade chinesa de Hangzhou, onde o rio Qian Tang Jiang apresenta uma estranha corrente de retorno que se assemelha, pelo menos visualmente, a um tsunami. Mas que não é nem de perto nem de longe tão brutal, em termos de destruição, quanto um tsunami.
Costuma-se dizer que uma imagem vale mais que mil palavras...mesmo quando a imagem não corresponde às palavras que a legendam!

PS: E não se pense que são só os nossos e-mails que são vítima deste tipo de fraude, houve pelo menos 2 canais de televisão australianos e algumas revistas que publicaram estas fotos como se fossem mesmo relacionadas com o tsunami. E provavelmente ainda alguém conseguiu ganhar bom dinheiro à custa disso!

Sem comentários: