quinta-feira, julho 31, 2003

A incompetência suprema do serviço público da Portugal Telecom

Uma amiga minha, a Liliana de Almeida, também ela jornalista, desesperada pela falta de atenção que lhe é dada pela Portugal Telecom, solicitou-me para publicar no desBlogueador a sua história para que todos fiquem a par da incompetência que se passa naquela empresa. Aqui fica ela (eis o primeiro exclusivo do nosso desBlogueador):

«No dia 2 de Junho liguei para o serviço de apoio a cliente da Portugal Telecom (16200) disposta a dar baixa da linha telefónica já que, por ter acabado de mudar de casa, desejava pedir uma nova instalação. Foi-me dito que poderia solicitar uma mudança exterior de forma a que fosse feita a dita instalação na nova casa sem que para isso precisasse de dar baixa daquele contrato e iniciar um outro (ronda cerca de 100 euros). Acedi e fiquei à espera. Dia 16, data inicialmente prevista para a instalação, liguei mais uma vez para o 16200 já que não tinha recebido qualquer contacto por parte da equipa técnica. Desta vez, responderam que o meu registo não estava no sistema, que deveria ter existido um problema informático e, mais uma vez, dei início ao pedido de mudança exterior da linha que dispunha. Pediram para ligar dali a oito dias, o que fiz no dia 23 para receber a primeira de inúmeras respostas: ainda não está agendada a data para a instalação da linha telefónica.

Fiz o que pude, juro. Liguei todos os dias para o apoio a clientes, perguntei se faltava algum documento, pedi para falar com um responsável (algo que apenas consegui uma vez nas minhas insistentes chamadas), escrevi duas vezes para o provedor de cliente, ameacei recorrer à concorrência (que não existe, claro) e apresentar uma queixa na DECO. O mais irónico de todo este processo é que eu preciso da linha telefónica apenas para ter acesso à Internet para poder trabalhar (no jornalismo este recurso é importantíssimo), e na minha pouca boa vontade continuo a pagar as facturas da PT que já me chegam à nova morada.

Depois de mais de um mês de telefonemas diários para o 16200 e de duas reclamações para o provedor a cliente, recebi na última semana duas chamadas: a primeira data de 24 de Julho e foi feita por alguém que trabalha no gabinete do provedor do cliente e que, pelas informações que me deu, acabou por desacreditar o trabalho efectuado pelo apoio a cliente fazendo com que eu afirmasse que era tudo uma cambada de incompetentes; a outra data do dia 25, por parte da supervisora com quem falara anteriormente e que me garantiu ter falado com a equipa técnica assegurando-me que no dia 28, da parte da tarde, me iriam fazer a dita instalação e prometendo que entraria em contacto comigo no dia 29 da parte da manhã de forma a ter certeza de que tudo estaria resolvido.

Pois, passada uma semana e um dia útil antes de eu ir de férias, nem provedor de cliente, nem supervisora entraram em contacto comigo e o apoio a clientes informa-me que a instalação ainda não está agendada.

EU JURO QUE TENTEI DE TUDO. Para esgotar as minhas possibilidades resta-me apenas assentar arraiais hoje de tarde ali em Picoas à espera que me marquem a instalação da linha para amanhã, sexta-feira, dia 1 de Agosto, dois meses após a primeira chamada para o apoio a cliente, numa casa no centro de Lisboa.

É que depois disto, metem-se as férias. Mas ainda vou ter de recomeçar um outro processo: pedir a alteração do ADSL do Sapo para a nova morada, e a última experiência que tive com a activação deste serviço também demorou dois meses. Queria ver se, quando regressasse, no fim de Agosto, poderia ter aquilo que estou a pagar sem ter usufruto por causa da incompetência de alguém, de uma situação que ninguém me consegue justificar.

Tamanha incompetência não tem desculpa. Para quando o fim destes monopólios?»