terça-feira, setembro 30, 2003

À portuguesa!

Há uns tempos fui assaltada e agredida. Para além de todos os problemas que isso acarreta fiquei também sem os principais documentos (BI, carta de condução, cartão da caixa, carteira profissional, cartão de contribuinte, etc...).
No início deste mês dirigi-me à loja do cidadão para «tirar» o BI. Apresentei a certidão de nascimento e exigiram-me um qualquer outro documento com fotografia para provar que era eu. Expliquei à senhora que tinha sido assaltada e que não tinha nenhum documento com fotografia. Ao que me disse que teria de apresentar o BI da minha mãe ou da minha irmã (já não tenho pai).
Grande problema! A minha mãe e a minha irmã moram a mais de 150 Km de mim. Ora trazer o BI delas significava que elas ficassem sem BI pelo menos uma semana. Não podia ser. Assim achei que uma fotocópia autenticada do BI da minha mãe serviria (uma vez que em qualquer local serve como se fosse um BI verdadeiro).

Depois de todo o processo de autenticar fotocópia, enviar por correio, etc, lá fui eu hoje, novamente à loja do cidadão para «tirar» o meu BI.
Apresentei a certidão de nascimento, e a fotocópia autenticada...não servia! Fiquei fula! Perguntaram-me, uma vez mais, se não tinha um documento meu com foto...disse que não, que o único documento meu que tinha era o cartão de eleitor...que não tem foto. «Ah! esse serve». Como? Ora, um documento tirado numa qualquer junta de freguesia, sem foto, sem qualquer carimbo, serve? E uma fotocópia autenticada de um BI não serve...muito bem. Por mim tudo bem.

Assinatura: queixa-se a mulher que a minha assinatura não está igual nos dois lados onde assinei. Digo que a minha assinatura nunca sai igual. Pede-me para assinar um terceiro lado...era novamente diferente. Assinei umas 5 vezes. Sempre diferente. Lá mete a mulher uma nota a dizer que eu tinha mesmo uma assinatura diferente de cada vez que assinava...

Impressão digital: A marca da impressão digital fica de fora daquele quadradinho do cartão: «Ah! Isto não pode ser. Tem de ficar tudo lá dentro». Agarrou numa borracha e apagou o excedente. BOA! Acho que posso cometer um crime sem problemas porque na PJ não vai haver registo da minha impressão digital completa...

É o país onde vivemos meus amigos!

Sem comentários: