segunda-feira, setembro 22, 2003

A Norte nada de novo

Tal como aqui tinha vaticinado, o Porto lá ganhou ao Benfica, por uma das opções que coloquei. Tal como também já tinha referido, nem vi o jogo, porque já vi jogos destes que me cheguem. A paciência do adepto tem limites. Estive há pouco a ver um pequeno resumo, e destaco apenas alguns "pormenores".

- Como é que uma equipa que quer lutar pelo título oferece 2 golos daquela forma? Acho que vamos a passos largos para a dezena de anos sem ganhar o Campeonato. É quase inacreditável a forma como o Benfica perde este jogo. Dois presentes. É mesmo este o nome daquilo. Dois presentes entregues em bandeja de ouro pela defesa do Benfica.

- Inesperadamente, parece que o Benfica até teve muita posse de bola e dominou grande parte do desafio. Estranho, muito estranho...Sinceramente não me recordo, nos meus quase 30 anos de adepto de futebol, duma coisa destas.

- Mais uma vez os árbitros portugueses tiveram em Lucílio Baptista, um exemplo de como não se deve proteger os jogadores. Estes tipos são uma autêntica vergonha. Senão vejamos:
1 - Ricardo Carvalho derruba Simão, quando este ia isolado para a baliza do FCP, e leva 1 amarelo;
2 - Costinha "avia" uma "arrufada", por trás, no mesmo jogador encarnado, que até dói só de ver e mais uma vez, só há lugar ao cartão amarelo...;
3 - Ricardo Rocha vai disputar 1 bola com o "português" Deco, que se assusta e atira para o chão sem ninguém lhe tocar e leva um cartão amarelo, transformado em vermelho com o atirar da sua camisola ao chão. E o comentador da RTP critica, e muito bem, o jogador encarnado por essa atitude, mas nem uma palavrinha, para o "sempre em queda" do FCP...

Mas curiosamente (ou talvez não, pois sabe-se o que poderá acontecer a quem fale coisas destas...) não ouvi nenhum comentário crítico da actuação do árbitro.

Ou seja o FCP jogou com 2 jogadores a mais durante o resto do encontro e não foi mostrado a Deco um amarelo (não sei se já tinha algum anteriormente). É o futebol que temos e é por estas e por outras que eu deixei de o ir ver ao vivo, contribuindo financeiramente para esta palhaçada.

PS: O Sr. Martins dos Santos é outro que tal, e teve uma influência extrema e directa no resultado do Sporting. Eu por mim, gostava mais dele, quando distribuia amarelos e vermelhos em catadupa, porque os jogadores, em Portugal, fazem por isso. Mas tanto criticaram o homem, que ele agora só marca faltas em último caso e só começa a mostrar cartões (quando os mostra), a partir do meio da 2ª parte.

Sem comentários: