domingo, julho 20, 2003

Mulheres

"It's all make believe, isn't it?" - Marilyn Monroe

Marilyn Monroe foi a sex simbol do século XX por isso tinha de entrar aqui na rubrica mulheres.
Nasceu a 1 de Junho de 1926 com o nome Norma Jean Mortenson. Como a mãe tinha problemas mentais, Norma Jean passou grande parte da sua infância em orfanatos, até que, em 1937, foi viver com um casal amigo da família. Este casal em 1942, por uma questão de emprego, teve de ir viver para outro estado e não teve condições financeiras para levar a rapariga de 16 anos consigo. Assim, Norma Jean tinha duas opções: ou voltava para o orfanato ou casava. Casou a 19 de Junho de 1942 com o seu namorado de há seis meses, Jimmy Dougherty, até que, em 1944, Jimmy foi enviado pelos marines para o Pacífico Sul.
Norma foi trabalhar para uma fábrica de munições onde, alguns meses mais tarde, um fotógrafo da «Yank Magazine» a descobriu enquanto fazia uma reportagem sobre o contributo das mulheres na a guerra.
Norma passou a fazer trabalhos de modelo e, graças à sua natural fotogenia, dois anos mais tarde, era uma modelo reconhecida. Passado pouco tempo começou a frequentar aulas de arte dramática mas, em 1946, Jimmy voltou e ela teve de fazer uma nova escolha na sua vida: o casamento ou a carreira.
Em Junho de 1946 divorciou-se e em Agosto assinou o seu primeiro contrato com a Twentieth Century Fox. Foi nesta altura que, a conselho de um amigo, pintou o cabelo de loiro e mudou o nome para Marilyn Monroe (adoptando o apelido da avó). Antes de 1950 entrou em diversos filmes com pequenos papéis, mas foi no filme «O segredo das jóias» (The asphalt jungle) que Marilyn chamou a atenção para a sua sensualidade e talento. Em 1953 atingiu o pico da carreira (onde se manteve quase até ao final) com o filme «Os homens preferem as loiras» (Gentlemen prefer blondes).
Em Janeiro de 1954 casou com o conhecido jogador de baseball Joe Dimaggio, com quem namorava há dois anos. Questionada pela imprensa sobre a sua relação Marilyn afirmou: «eu não sei se o amo, mas sei que gosto mais dele do que de qualquer outro homem que conheci». Durante a lua-de-mel em Tóquio, Marilyn actuou para os tropas que se encontravam na Coreia, o que causou algum desconforto em Dimaggio.
Devido a toda esta sensualidade que rodeava a sua carreira, nove meses depois de casarem, Marilyn e Dimaggio divorciaram-se mas continuaram bons amigos.
Em 1955 Marilyn decide aperfeiçoar a sua arte de representar e começa a frequentar a escola de arte dramática de Lee Strasberg em Nova Iorque. Em 1956 abre a sua própria companhia cinematográfica: a Marilyn Monroe Productions, que produziu «Bus stop» e «The prince and the showgirl». Filmes estes que lhe permitiram mostrar o seu talento e versatilidade.
A 29 de Junho de 1956 casou com o cineasta Arthur Miller.
Em 1959 ganhou um globo de ouro de melhor actriz em comédia, pelo seu desempenho em «Some like it hot».
A 20 de Janeiro de 1961 divorcia-se.
Em 1962 foi nomeada para o Globo de Ouro de melhor actriz.
A 5 de Agosto de 1962, Marilyn Monroe morreu no seu quarto na sua recente casa de Califórnia. A causa da morte foi dada como suicídio por barbitúricos (que Marilyn tomava normalmente em grandes quantidades). Porém outras teorias existem: Há quem defenda que foi assassinato (visto que dois dias antes Marilyn se tinha encontrado com JFK, e que era amante dos dois irmãos Kennedy). Como, supostamente, não foram encontrados sinais de comprimidos no corpo de Marilyn durante a autópsia, esta teoria é defendida por muitos investigadores que não conseguiram que fosse feita nova autópsia apesar das suspeitas. Também se consta que no corpo não foram encontrados quaisquer sinais de agulhas que tivessem sido espetadas. E, outra informação não oficial, aponta que Marilyn andava assustava e suspeitava que a queriam assassinar, tendo colocado microfones no quarto. As gravações dessa noite estariam na posse de um polícia que teria ido a sua casa e afirmava ouvir que dois homens tinham entrado na casa de Marilyn, com a ajuda da sua empregada, e a teriam forçado a tomar um clister (com as substâncias que a mataram).
A empregada recusou-se sempre a dar entrevistas tendo, muitos anos mais tarde, revelado a um jornalista que muita coisa estava por divulgar sobre a noite da morte de Marilyn. Continuou, no entanto, a recusar-se a falar...
E há quem defenda um acidente: Como Marilyn tomava grandes doses de barbitúricos normalmente, poderia ter tomado, acidentalmente, em excesso.
O funeral realizou-se a 8 de Agosto e o corpo de Marilyn encontra-se no «Corridor of memories» no Westwood Memorial Park em Los Angeles, Califórnia.

Marilyn fez 30 filmes e deixou «Something got to give» por acabar.