quarta-feira, julho 23, 2003

Herbalife: essa grande empresa!

Fui hoje a uma «entrevista» (era assim que eles a denominavam) para coordenador de clientes na área da nutrição e saúde (ou lá o que era, confesso que também não me importei muito com a denominação... o que me interessava era que era na área da saúde (para a qual trabalho em termos de informação)). Chegada ao local, encontrei dezenas de outras pessoas que iam ao mesmo. Pessoas de todas as cores, feitios e nacionalidades. Estranhei. Depois, dentro da sala para onde iríamos entrar a seguir ouvia-se «You're simply the best» da Tina Turner aos altos berros, enquanto pessoas, que iam entrando e saindo, batiam palmas. Achei (ingenuamente): olha que gente tão divertida!

Entrei. Era uma sala tipo sala de mini-conferências e sentei-me quase à frente (gosto de observar tudo o que os protagonistas fazem).
Começou um senhor a falar dos produtos e empresa da Herbalife. Como era uma empresa grande, com grandes lucros, bem implementada no mercado. Outros iam batendo palmas de uma forma tão treinada e forçada que pareciam cãezinhos de Pavlov.
Depois de muito blá blá blá que caía sempre na grandiosidade da empresa, na segurança de colaborar com a mesma, e no quanto se podia ganhar veio a palhaçada, ou melhor, aumentou: «Já alguém nesta sala perdeu peso com os produtos Herbalife?». Lá estavam os cãezinhos com a mão levantada. «E ganhou peso?»; «E usam estes produtos para ter energia?», etc. formou-se uma fila de gente atrás do senhor que, entre pedacinhos do «you're simply the best» se chegavam à frente, mostravam fotografias «antigas» onde as almofadas...ups, barrigas, eram enormes e diziam que a Herbalife tinha feito milagres.
Depois disto, nova pergunta: «alguém nesta sala trabalha a part-time para a Herbalife?»; «e a full-time?»...cãezinhos (curiosamente os mesmos). Blá blá blá. «Tenho um Mercedes»; «Tenho uma casa na Caparica»; «Ganho 5000 euros por mês»... «Já viajei muito com a empresa». Fotografias de vários locais do mundo sem as pessoas em questão nas mesmas. Fotografias das pessoas em questão dentro de hotéis que poderiam ser em qualquer lado. Fotografia de um estádio (que diziam ser o olímpico de Atlanta) com imensa gente lá dentro e tudo alugado pela grande empresa da Herbalife para a formação (curioso era as pessoas em formação estarem no estádio maioritariamente vestidas de vermelho e com várias bandeiras na mão).
Depois veio a «piéce de resistence!». Se nós quiséssemos ser colaboradores também podíamos! Eis a grande oportunidade das nossas vidas! Por «apenas» 110 euros podíamos adquirir o kit de colaborador. Depois teríamos de ir a uma formação gratuita no fim-de-semana. A formação seria no hotel Merriot e, era gratuita, mas o impresso para a mesma custava 40 euros (para ajudar as despesas de custo... almoços no Merriot e uma festinha depois). Feitas as contas: quem quer trabalhar na Herbalife tem, à partida, de dar 150 euros à empresa.

A pergunta que se impõe é: se a empresa é tão grandiosa e cheia de carcanhol que até aluga um estádio para a formação, não tem uns sacanas de uns 400 ou até 4000 euros para fornecer a alimentação aos seus formandos?

Outra pergunta: para quê a Tina Turner?