domingo, julho 27, 2003

Mulheres

«Cinema, essa máquina de fabricar ou reconstituir sonhos»

Maria de Medeiros nasceu em Lisboa a 19 de Agosto de 1965 e é a filha mais velha do maestro António Vitorino de Almeida e da jornalista Maria Armanda Passos.
Durante a sua infância, que passou em Viena, Áustria, aprendeu piano, flauta e violoncelo.
Em 1982, estreou-se como actriz no espectáculo As Coéforas, de Ésquilo, no grupo amador do Liceu Francês. O primeiro filme em que participou, com 15 anos, foi "Silvestre", de João César Monteiro. Em 1983, foi para Paris, onde faz os seus estudos interessando-se pela pintura e filosofia. Porém, naquela cidade, inscreve-se na École National Supérieure des Arts e Techniques du Theatre e só depois de ser aceite é que informa a família da decisão de enveredar pela carreira artística. Dois anos depois matricula-se no Conservatoire National d'Art Dramatique. Desde então a sua carreira como actriz nunca mais parou.
Em Paris, com Brigitte Jacques, inicia definitivamente a sua carreira de actriz, primeiro no palco do teatro, depois no cinema.
Participou em «Pulp Fiction» (1994), onde foi namorada de Bruce Willis, foi escritora em «Henry & June» (1989), em «Huevos de Oro» (1993) foi uma louca amante de um operário, foi jornalista e mãe solteira em «Adão e Eva» (1996) e lutou pela liberdade nos «Capitães de Abril» (2000), filme que também dirigiu. Participou em mais de 40 filmes e realizou três para além do «Capitães de Abril»: Severine C." (12 minutos); "Fragment II" adaptação da peça de Samuel Beckett (30 minutos) e "Morte do Príncipe", adaptado da peça de Fernando Pessoa (média-metragem).
No teatro destacam-se as suas interpretações em La Mort de Pompée, Préjugés et Passions e Elvire, Jouvet 40, com o qual correu mundo.
É a nossa actriz mais internacional e mediática fazendo parte do seu currículo vários prémios, dos quais destaco:

1990 - Prémio Gérard Philippe, França
1994 - Copa Volpi, no Festival de Cinema de Veneza (Melhor actriz por "Três Irmãos"
Jaguar de Ouro, no Festival de Cancun, México (Melhor actriz por "Três Irmãos")
Globo de Ouro, Portugal (Melhor actriz por "Adão e Eva")
1996 - Faro Europa, Espanha (Prémio de carreira).


Actualmente vive em Paris, mas visita Lisboa frequentemente já que um dia típico na vida desta actriz é o fazer e desfazer de malas.
Maria de Medeiros fala fluentemente cinco línguas, é casada e tem uma filha, a Júlia, com seis anos.