terça-feira, janeiro 02, 2007

Ano Novo, rabujice velha*

2006 pode ter sido, de facto, um ano mau para ditadores, mas terminou em beleza, para quem trabalha por conta de outrem e passa a vida a desejar feriados. Entre 1 de Dezembro de 2006 e o dia de ontem houve 4 feriados. Se a isto juntarmos os fins-de-semana e a incompreensível tolerância de ponto de dia 26 de Dezembro, dada pelo Sócrates, e temos a bela quantidade de 17 dias de trabalho e 14 de descanso, durante o último mês do ano. Inacreditável! Quem quisesse aproveitar isto, metia 10 dias de férias, uns "assuntos particulares a tratar" e umas idas ao médico e estava, na maior das calmas, um mês inteiro no "bem bom".

Serve este intróito, para declarar o seguinte. Fosse eu que mandasse neste país (assim a modos que um ditador) e haviam 6 feriados que desapareciam num ápice.

1 - "6ª feira santa" e "Domingo de Páscoa". Para que serve isto? Para celebrar o quê do JC? Mas vocês drogam-se ou quê? Acreditam que o tipo ressuscitou? E no Pai Natal? Também?

2 - "Corpo de Deus". Já tentei várias vezes (algumas até junto de supostos entendidos), mas nunca ninguém me conseguiu explicar ao certo o que se comemora nesta data;

3 - "15 de Agosto". Informam-me aqui ao lado que é a Assumção da Nossa Srª. não sei de onde. Que interessa isto, meus amigos? Para que é que interessa este feriado? Para ir para a praia?

4 - "1 de Novembro", vulgo "Dia de Todos os Santos". Pessoalmente só me desloco a cemitérios para funerais, mas respeito quem queira lá ir, recordar entes queridos. Mas porque carga de água, tem de haver um dia especifico para tal? Porque não se faz isso num fim de semana qualquer? Para já nem falar que os que têm lá "residência fixa", de Santo, muito pouco devem ter;

5 - "8 de Dezembro". Dizem-me também "aqui ao lado" que é o Feriado da Nossa Srª não-sei-de-onde, padroeira de Portugal. Padro-quê? Quem é que decretou isto? O Papa? E não foi o Pinto da Costa? O verdadeiro Papa? Então que comemorem isso lá nas igrejas e coiso e tal.

Estou só a despachar feriados religiosos? É verdade. Quem quisesse que festejasse, mas isto trata-se de um Estado laico e, meus amigos, festejam lá em casa, na igreja, onde muito bem entenderem, mas nada de baldas sem sentido e/ou significado absolutamente nenhum. Safava-se o Natal e era à tangente.

Sou um ditador? Claro que sim! Mas isso eu avisei logo de início. Quanto muito poderia colocar no calendário mais uns 3 feriados:

- instituia-se definitivamente como feriado o dia 24 de Dezembro;
- poder-se-ia comemorar, por exemplo, o dia da Criança e o dia dos Pais (ambos, atenção. Não era cá o da Mãe e o do Pai separados, que isso é uma porra que muda ao sabor dos interesses do comércio) ;
- ou alguma outra coisa que valha verdadeiramente a pena, mas que de momento não me estou a recordar.

* ou porque raio é que um tipo há-de desejar um bom ano a toda a gente, e acima de tudo festejar a sua chegada, se logo assim a abrir, os combustíveis vão aumentar 2,5 cêntimos (mais IVA), a electricidade 6%, a água 3%, o tabaco 25 cêntimos e por aí fora?

Sem comentários: