domingo, junho 04, 2006

Those were the days (parte II)
ou Mas, mas, mas... então mas... (título alternativo)

Uma gaivota e tal e tal..."O Expresso é, talvez, um bom jornal, mas é antinacional"
"Talvez tenhamos que pôr militares nas redacções dos jornais estatizados"
Correia Jesuíno, Ministro da Comunicação Social do IV Governo Provisório, 1975

"Não existe hoje em Portugal, a menor possibilidade de existir uma democracia como as da Europa Ocidental"
"(as eleições) para mim não têm qualquer importância, nenhuma mesmo. Se pensa que a questão pode ser reduzida a percentagens de votos recebidos por um partido ou outro, está a enganar-se a si própria redondamente. Se pensa que o PS com os seus 40% e o PPD com os seus 27%, compõem a maioria, está a cometer um erro."
Álvaro Cunhal, ministro sem pasta do IV Governo provisório, à jornalista Orianna Fallaci do semanário Europeo. Declarações fortemente contestadas pelo PCP, por serem deturpadas. 1975

"Estamos numa situação de ditadura militar benévola"
Major Diniz de Almeida ao Diário Popular, 1975

"Num comício (realizado no Pavilhão dos Desportos) que atraiu numerosa assistência, entre a qual se viam destacadas individualidades, Valentina (Terechkova) vestida de azul, loira e ainda bela, disse que da altura do cosmos, foi-lhe dado apreciar a linda costa de Portugal, onde um povo agora constrói uma nova vida na sua Pátria. No final, depois de os bigodes negros de um homem do MFA se terem encontrado com o rosto sereno da cosmonauta, aliás como aconteceu com outros bigodes mais ténues, de um bombeiro voluntário e de membros de outras organizações presentes, que ofereceram flores à única cosmonauta da Terra, foi cantado em coro a "Gaivota voava voava", canção que fez entreabrir os lábios vermelhos da mulher do espaço."
Jornal O Século, 4 de Junho de 1975

"Conceda-se o Grande Colar da Ordem do Infante D.Henrique a Elena Ceausescu, esposa do Presidente da República da Roménia"
Decreto-Lei nº288-B/75

"É magnifica a revolução russa de 1917! É maravilhosa a experiência da Comuna de Paris. Eu arriscaria o socialismo com Lenine"
Emídio Guerreiro, Secretário-Geral substituto do PPD, 1975

Tudo isto, mais uma vez, em "Os dias loucos do PREC" de Adelino Gomes e José Pedro Castanheira

Sem comentários: